Participantes do III Fórum MAGIS Brasil realizam sarau em frente ao Congresso Nacional

em 30 de abril de 2017 por MAGIS Brasil

‘’Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais braços dados ou não
Nas escolas nas ruas, campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção (…)’’

(Pra não dizer que não falei das flores – Geraldo Vandré)

Mais de 120 participantes do III Fórum MAGIS Brasil, entre jovens e jesuítas, caminharam até o Congresso Nacional na noite de sábado, 29 de abril, para promover um sarau artístico realizado com a contribuição de todas as delegações regionais presentes no evento.

O tema ‘’Ser mais comprometido’’ inspirou a atividade noturna, que teve seu início nas dependências do Centro Cultural de Brasília (DF) com uma encenação teatral conduzida por Evenice Neta e padre Agnaldo Duarte, SJ, do Centro MAGIS Inaciano de Juventude (CIJ), e irmão Ubiratan Costa, SJ, do Centro MAGIS Burnier. Após o momento místico introdutório, os participantes foram convidados a caminhar em direção ao Congresso.

‘’Caminhamos, cantamos e refletimos tudo o que estamos vivendo atualmente, tanto politicamente como socialmente’’, partilhou Ayla Ferreira (18), do Espaço MAGIS Santarém (PA). ‘’Expressamos os nossos sentimentos, nossas angústias, através dos poemas, das músicas, dos nossos gritos. Foi, também, um momento para desabafarmos aquilo que estava engasgado’’, finalizou Ayla.

Durante o trajeto foram entoadas músicas de motivação entre os participantes, que peregrinaram por cerca de uma hora e meia até o destino final. Pelo caminho, todos foram convidados a realizar paradas em estações que permearam o percurso. Encenações, declamações de poesias, gritos por direitos, cantos e orações comunitárias fizeram parte destes momentos.

‘’Nos conectamos diretamente com a nossa realidade. A juventude presente no Fórum MAGIS Brasil conseguiu se expressar livremente essa noite e isso foi muito bom’’, contou a jovem Taís Cristina (19), do Centro MAGIS Amazônia (Belém, PA).

Ao chegarem no destino final da caminhada, na Esplanada dos Ministérios, o grupo de participantes se posicionou no gramado em frente ao Congresso Nacional para iniciar o sarau artístico. Representantes das delegações dos Centros, Casas e Espaços MAGIS se expressaram política e artisticamente na capital do país.

O III Fórum MAGIS Brasil prossegue até o dia 1º de maio em Brasília (DF). Acompanhe outras notícias, fotos, vídeos e transmissões do evento através dos canais de comunicação do Programa MAGIS. Fique ligado em nosso novo site, facebook e twitter.

Compartilhar
Twittar
+1