Amigo da juventude

em 17 de agosto de 2019 por MAGIS Brasil

O dia 18 de agosto é para nós motivo de muita alegria, pois celebramos a memória de um santo que marcou profundamente a história da Companhia de Jesus: Alberto Hurtado Cruchaga, SJ.

Fazia verão na litorânea Viña del Mar, no Chile, quando veio ao mundo o primeiro filho do casal Alberto Hurtado e Ana Cruchaga, em 22 de janeiro de 1901. Em sua infância e adolescência, estudou no Colégio Santo Inácio, o que o fez conhecer os jesuítas e certamente despertou seu discernimento vocacional, fazendo-o tornar-se noviço aos 22 anos de idade, logo depois de terminar o curso de direito. Dez anos mais tarde, em 1933, Alberto Hurtado torna-se sacerdote da Companhia de Jesus.

Apaixonado pelos estudos, formou-se em filosofia, teologia e pedagogia e sempre colocou seus dons e sabedorias ao serviço dos irmãos, sobretudo os jovens e empobrecidos. Acompanhou de perto universitários e grupos de jovens, sendo para eles professor, admirável amigo e guia espiritual. Atento e sensível às exigentes realidades sociais e econômicas enfrentadas pelo povo chileno e latino-americano, fundou o Lar de Cristo (Hogar de Cristo) e a Ação Sindical e Econômica Chilena (ASICH), onde aproximou o sonho de um país com justiça, respeito e solidariedade à vida de tantos e tantas que ainda hoje vivem as periferias da existência.

Alberto Hurtado foi alguém que já à sua época soube colocar em prática as preferências apostólicas universais que hoje guiam a Companhia de Jesus, caminhando sempre ao lado dos pobres e acompanhando os jovens na criação de futuros promissores. Fez sua páscoa em 18 de agosto de 1952 e no ano de 2005 foi canonizado pelo papa Bento XVI. Ele viveu a grande revolução de um cristianismo radical e segue sendo para nós “um fogo que acende outros fogos”. Que muitos sigam sendo iluminados pelo seu testemunho de uma vida totalmente fiel ao modo de proceder de Cristo.

 

Oração 
Pai de amor, a exemplo de Alberto Hurtado, fiel seguidor de Jesus Cristo,
concede-nos a fortaleza e a alegria para dedicarmos nossas vidas ao serviço
dos que sofrem com a pobreza, a injustiça, a miséria, a falta de sentido e
qualquer tipo de ferida. Que possamos amar e servir, sobretudo, a juventude
empobrecida, e que nossa ação propague em todos os cantos Seu amor e
Sua justiça. Que sejamos um fogo que ascende outros fogos!
Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Santo Alberto Hurtado, rogai por nós!

Compartilhar
Twittar
+1