Aconteceu a Reunião Ampliada de 2020 do MAGIS Brasil

em 3 de novembro de 2020 por MAGIS Brasil

A Reunião Ampliada é um momento que, anualmente, reúne representantes de todos os Centros e Espaços do Programa MAGIS Brasil em um só local, para refletir, avaliar e sonhar juntas/os. Mas neste ano ela aconteceu de maneira online, unindo as/os jovens de maneira virtual, em virtude do formato que se desenham nossas vidas atualmente devido à pandemia.

No último final de semana (31/out e 01/nov), trabalhando como tema principal os Espaços MAGIS com suas realidades e forças, mais de 70 colaboradores e jovens, de todos os locais que a rede inaciana de juventude se faz presente, se uniram para partilhar vivências, sentimentos, reflexões, projetos e inspirações, belíssimo momento de sentir e saborear esse caminhar do Programa que se faz de maneira tão diversa, mas que converge para um só fim: resistência e esperança na construção do Reino de Deus.

No sábado à tarde, além de momentos de oração, interação e exposições, aconteceram momentos de perceber a realidade atual de alguns Espaços MAGIS do país, em diferentes aspectos, a partir de um grande painel. No final da tarde as/os participantes se dividiram em diversos grupos para se debruçarem sobre alguns assuntos importantes para o momento atual do Programa. Finalizando o primeiro dia de reunião, houve um momento cultural, com muita música, dança e arte, diretamente de Russas (CE), articulado pelo Espaço MAGIS Pe. Fayos.

Você pode verificar como foi a live musical no link abaixo:

No domingo de manhã, mantendo o clima fraterno e reflexivo, foi momento de escutar as ressonâncias dos grupos do dia anterior, fazendo um panorama das variadas percepções que as/os participantes tiveram diante das questões levantadas. Se aproximando do final da manhã, as pessoas puderam ouvir alguns encaminhamentos e novidades do Programa, acontecimentos dos últimos meses de 2020 e primeiras ações de 2021. Para finalizar o segundo dia e toda a Reunião Ampliada, foi celebrada uma Santa Missa, presidida pelo Coordenador do MAGIS Brasil, Pe. Jean Santana, SJ, diretamente do Centro MAGIS Anchietanum, com participação na celebração de jovens dos quatro Centros do país.

Você pode verificar como foi a santa missa no link abaixo:

Como ato concreto da missa, os organizadores da reunião estão finalizando uma Carta da Ampliada, onde demonstra diversas luzes e ressonâncias do que foi vivido e partilhado nestes dois dias. Na próxima semana esta Carta será socializada com todos os Centros/Espaços e com suas respectivas juventudes locais.

Continuamos sendo um fogo que acende outros fogos e, mesmo na distância, que possamos nos animar sempre no nosso serviço às juventudes.

Compartilhar
Twittar
+1