Carta Orientadora do Eixo Socioambiental do Programa MAGIS Brasil

Nos últimos dois anos, o Centro MAGIS Amazônia, de forma articulada e integrada com os demais Centros, Casas e Espaços realizou seminários, fóruns, vivências e visitas em diversos locais do país, com o objetivo de promover a escuta ativa das juventudes e, assim, construir coletivamente as diretrizes para a implementação do Eixo Socioambiental do Programa MAGIS Brasil.

Em comunhão com a Encíclica Laudato Si’ (LS), que evidencia a grande problemática envolvendo o cuidado com a Casa Comum e nos faz um apelo de reconciliar e construir relações mais justas com a Criação, o Eixo Socioambiental fomenta o trabalho na perspectiva de uma linguagem e formação de base, respeitando sempre a pluralidade e as especificidades locais, no desejo de formar as juventudes para o despertar da consciência socioambiental, a fim de garantir a promoção da justiça, que abrange a essência e a transversalidade na defesa do meio ambiente como defesa da própria vida do jovem, já que se entende a relação intrínseca e espiritual do todo como Criação. Para que assim, o jovem assuma esse compromisso como parte do seu projeto de vida.

Dessa forma, o GT socioambiental construiu esta carta a partir de três nortes que intui como fundamentais. São eles: I) o conceito socioambiental, percebendo de que lugar e entendimento falamos; II) o apelo a uma visão mais integrada com o mundo, sendo este a justificativa para o que nos motiva a agir, e os modos de atendê-lo (orientações de fato) e III) os encaminhamentos, que são as ações concretas dos próximos passos.

Download ·