Cidades Rebeldes
Idealizada e organizada coletivamente, esta coletânea lança olhares multifacetados sobre a onda de protestos que tomou as cidades brasileiras em 2013, as Jornadas de Junho. A maioria dos textos foi encomendada diretamente aos autores, a partir de uma pauta elaborada coletivamente pelas equipes da Boitempo e Carta Maior.
A rede Mídia NINJA elaborou um ensaio fotográfico especial para o livro. Agradecemos pela cessão de uso de imagens a Adriano Kitan (Pirikart), Bruno D’ Angelo, Fido Nesti, Janaína Navarro, João Montanaro, Laerte Coutinho, Rafael Coutinho e Rafael Grampá. Também agradecemos a Gabriel Bá, organizador do quadrinho manifesto #sobreontem, pelo apoio na obtenção das ilustrações. Os cartazes que abrem os capítulos foram baixados do estúdio Meli-Melo Press, em que não constam créditos de autoria.
Para tornar o livro mais acessível, autores cederam gratuitamente seus textos, tradutores não cobraram pela versão dos originais para o português, quadrinistas e fotógrafos abriram mão de pagamento por suas imagens. A parceria com a Carta Maior e o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo foram essenciais para esta obra alcançar o maior número de pessoas, estimulando-as, quem sabe, a ir às ruas por mudanças.