Juventude: Tempo presente ou tempo futuro?

”É com imensa satisfação que apresentamos o livro Juventude: tempo presente ou tempo futuro?, resultado de um rico e intenso processo de troca de conhecimento entre as diversas organizações envolvidas em sua elaboração, edição e distribuição. Acreditamos que ele ajudará no reconhecimento da relevância do papel estratégico da juventude na conquista de melhores condições de vida para todos. Hoje e para as próximas gerações.

A publicação tem origem em um extenso relatório, elaborado por duas reconhecidas especialistas sobre a causa da juventude brasileira. MARY GARCIA CASTRO é professora da Universidade Católica de Salvador e PhD em Sociologia. É pesquisadora do CNPq, coordenando o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Juventudes, Identidades e Cidadania (NPEJI), e bolsista da Fapesb. MIRIAM ABRAMOVAY é socióloga, pesquisadora, coordenadora da pesquisa Convivência Escolar e Violências nas Escolas da Ritla (Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana), doutoranda da Universidade René Descartes-Sorbonne – Paris V – França, colaboradora do NEIJ (Núcleo de Estudos da Infância e Juventude) da UnB (Universidade de Brasília) e acumula ainda os cargos de secretária executiva do Observatório Ibero-americano de Violências nas Escolas e diretora de pesquisa do Instituto de Estudios Avanzados para las Américas (Ineam), que pertence à Organização dos Estados Americanos (OEA).

Ambas participaram da primeira gestão do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), na qualidade de profundas conhecedoras do tema. Neste trabalho, contaram com a colaboração de ALESSANDRO LUTFY PONCE DE LEON, professor e reitor da Universidade da Juventude.

Esperamos que o conteúdo apresentado contribua para ampliar seu repertório sobre a situação das juventudes em nosso país e no mundo, e que seja uma referência útil. Aproveite a leitura!”


Autores:

Mary Garcia Castro
Miriam Abramovay
Alessandro De Leon

Download · 3 MB
Compartilhar
Twittar
+1