Subsídio Ser Mais Livre
O Programa MAGIS Brasil apresenta o tema Ser Mais Livre como norteador de suas atividades para o ano de 2019.
Sendo assim, o Programa deseja proporcionar aos jovens uma experiência de liberdade, a liberdade do Cristo e, consequentemente, uma atitude de pertença ao mundo em que estão inseridos.
“Sem medo de ser mais livres!” é o clamor que ouvimos ressoar na memória do povo de Israel desde os tempos da itinerância e da travessia no deserto. E é também a certeza de um tempo novo, tempo sem tempo e lugar sem espaço, onde a liberdade acontece e a vida ganha pleno sentido, ancorada no solo da existência de cada um que se dispõe a caminhar, a viver como pessoa livre. Mais ainda: pela consciência de seus condicionamentos e afetos que se desordenam vez por outra.
Nesse caminho, os Eixos do Programa compõem uma espécie de itinerário a partir do qual poderemos criar condições de possibilidades para os jovens e as jovens crescerem em liberdade. Eles apresentam uma finalidade, um para quê, fundamental na experiência de liberdade. Ser mais livre para quê?
Para servir, como nos interpelam as muitas atividades de Voluntariado, propostas Brasil afora. Livres para cuidar, convertidos a uma nova relação com a Casa Comum, difundida profeticamente por atividades Socioambientais do Programa. Livres para conhecer, movidos por tantos projetos de Formação, promovidos por Centros, Casas e Espaços MAGIS. Livres para seguir, encontrando um sentido pelo qual vale a pena viver, tarefa constante do eixo Vocações Jesuítas. Livres para amar, como ápice da experiência dos Exercícios Espirituais, que nos levam a experimentar o amor de Deus e a responder a esse amor com a vida.
Já refletimos e abrimos nossa consciência, pois que a liberdade tome conta de nós e de nossas angústias e anseios, abrindo espaço para ver surgir a vida que quer acontecer aqui e além, transcendendo fronteiras institucionais, indo até as periferias existenciais, sentindo o apelo de toda a Igreja e a comunhão dos santos. Vamos sem medo de ser mais livres a todos os confins da terra, implorando a graça de sentirmos o calor da misericórdia do Pai e a força de Seu amor, em todos os lugares onde estivermos ou para onde formos enviados. Vamos para servir, com liberdade e alegria, superando nossos egoísmos e o que quer que nos torne menos livres.
Vivam como pessoas livres (1 Pe 2, 16)