Centro MAGIS Burnier realiza primeira etapa dos Exercícios Espirituais para Jovens

em 3 de junho de 2019 por MAGIS Brasil

’Quem quiser reformar o mundo, que comece por si mesmo’’. Inspirados por essa reflexão e provocação de Inácio de Loyola, no último final de 24 a 26 de maio, mais de 20 pessoas, entre participantes e colaboradores, estiveram reunidas na Chácara Bonsucesso, situada em Sobradinho, Brasília (DF), para participar da primeira etapa dos Exercícios Espirituais para Jovens promovida pelo Centro MAGIS Burnier.

Jovens de sete paróquias do Setor Norte do Vicariato de Brasília (DF) marcaram presença na atividade e o goiano Evaldo Bueno, de 29 anos, foi uma delas. ‘’De início fiquei receoso quanto ao silêncio e porque nunca tinha vivido tal experiência, o novo sempre nos causa isso, mas também nos surpreende. Logo tivemos uma dinâmica que fez com que adentrássemos ao momento reflexivo e a partir disso os dias seguintes se tornaram mais intensos e ricos’’, comentou Evaldo, que teve seu primeiro contato com o método inaciano de oração.

Para o jovem Evaldo, o contato mais próximo com a pessoa de Jesus Cristo, que pôde ser visto e sentido como um ‘’amigo próximo’’, foi um fator marcante em sua experiência. ‘’Nesse final de semana percebi, mais do que nunca, que ‘minha alma tem sede Dele’ e tenho convicção que todos aqueles que se lançarem nessa descoberta perceberão o quanto Deus nos ama e nos impulsiona a tudo amar e servir’’, ressaltou Evaldo.

A pregação do retiro ficou sob responsabilidade do Irmão Bira Oliveira, SJ, que também é diretor do Centro MAGIS Burnier. Para Bira, ficou claro que a entrega e a maturidade do grupo de participantes, sobretudo quando se tratou de ‘’experimentar o silêncio’’, foi determinante para a boa realização da atividade. ‘’Por se tratar de uma novidade em Brasília, fiquei entusiasmado com a seriedade e a profundidade com que esses jovens se entregaram para essa experiência de oração’’, partilhou o jesuíta irmão.

Segundo Bira, outro ponto positivo da experiência foi a parceria firmada com a Comunidade de Vida Cristã (CVX) de Brasília (DF), que se colocou à disposição para o acompanhamento espiritual dos jovens nesta primeira edição do retiro e durante todas as etapas seguintes dos Exercícios.

Através do contato com a Palavra de Deus, com o outro e com a realidade em que vivemos, considerando a pessoa em suas diversas dimensões, os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola nos ajudam a tomar consciência de nós mesmos, a encontrar Deus em nossa história, e assumir o Seu chamado para o seguimento de Jesus Cristo.

 

Texto e fotos: Centro MAGIS Burnier

Compartilhar
Twittar
+1