”Deixa ser carnaval em você”: MAGIS Folia reuniu jovens para refletir sobre questões socioambientais

em 22 de fevereiro de 2018 por MAGIS Brasil

No período de 10 a 13 de fevereiro de 2018, mais de 20 jovens participaram do MAGIS Folia 2018 em Belém (PA). O evento teve como temática “Deixa ser carnaval em você”,  foi promovido pelo Centro MAGIS Amazônia e trouxe como proposta reflexões a respeito da formação enquanto consciência de si mesmo e, a partir dessa perspectiva, buscar a conscientização e sensibilização sobre as questões socioambientais.

Durante o primeiro dia trabalhou-se a dimensão do projeto de vida com o intuito de colaborar na construção da identidade, de projetos conscientes e concretos, bem como, assumir maior protagonismo diante da própria vida. No segundo dia buscou-se compreender as relações socioambientais em seus intensos significados, as trajetórias e demandas pessoais desta inter-relação. Por fim, no terceiro dia, trabalhou-se com confecções artísticas e culturais, trazendo para contexto as diferentes maneiras de expressar o que foi vivido nestes dias anteriores, tendo como enfoque a alegria e a espontaneidade que são próprias das juventudes.

O jovem Jairo Amaral partilhou sobre a experiência afirmando: “Gratidão é o sentimento que tenho por ter estado com tanta gente maravilhosa, contribuindo e aprendendo com as mais variadas mentes que assim como eu acreditam em uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Abrir mão do Carnaval tradicional para refletir e pensar em um novo modelo de sociedade foi a coisa mais correta que fiz na minha vida. Espero após esse período contribuir com minha comunidade acerca de tudo que aprendi para juntos alcançarmos aquilo que tanto sonhamos”.

Outro jovem que compartilhou sua experiência foi o Anderson Bruno: “Meu comentário sobre o MAGIS Folia pode ser resumido como aprendizado profundo, meditações profundas, liberdade intelectual, integração espontânea e respeito. Sinto-me grato e privilegiado por ter participado deste encontro. Levo comigo sementes de transformações, testemunhos e práticas de amor, bondade e busca de crescimento. A experiência foi uma vivencia incrível que me intensificou muito com a metodologia utilizada”.

Desta forma, o MAGIS Folia deste ano buscou colaborar com as juventudes a assumir seu papel, pessoal e socioambiental com mais autonomia, conscientizando-as acerca das situações concretas em que vivem sem deixar perder a alegria que permeia o cotidiano das juventudes que estão inseridas no mundo.

Para conferir fotos do evento, clique aqui.

Assista, abaixo, um vídeo que apresenta um pouco do que foi a experiência:


Texto, fotos e vídeo: Centro MAGIS Amazônia

Compartilhar
Twittar
+1