Dia Nacional de Oração pelo fim da pandemia de coronavírus

em 10 de julho de 2020 por MAGIS Brasil

Estamos no mês de julho, estamos assistindo o crescente número de pessoas que estão sendo infectadas pelo coronavírus e presenciamos atônitos a morte de milhares de brasileiros. Enquanto o vírus avança, os governantes orientam a população com bases em critérios políticos e econômicos. Lamentavelmente, o ser humano é deixado de lado. Por isto, neste mês, desejamos rezar para que toda a pessoa seja cuidada com carinho, com respeito e com dignidade. A fonte de inspiração de nossa oração será a carta do Padre Geral dos jesuítas, Arturo Sosa, SJ, intitulada “o ‘cuidado’ (cura) no governo da vida-missão da Companhia de Jesus nesta mudança de época”.

Convidamos todos e todas a entrarmos em sintonia espiritual e orarmos em intenção comum pelo fim da epidemia, pelos doentes, pelos que cuidam dos doentes, pelos que estão recolhidos em casa, pelas autoridades responsáveis por criar medidas de contenção da pandemia.

Entraremos em oração comum, às 20h, toda sexta-feira. Cada um de suas casas, estaremos unidos, como comunidade dos seguidores e seguidoras de Jesus de Nazaré, que consola e convoca à vida.

Você pode fazer o momento de forma individual, se estiver só, ou convidar seus familiares para rezarem junto com você.

 

Conversar é cuidar

Ambientação: acenda uma vela, diminua as luzes, silencie o celular e procure conectar-se consigo mesmo/a, com as pessoas que estão com você, com as outras que estão rezando em outras partes do país e com Deus. É um momento de sentir que “tudo está interligado”.

Preparação: encontre uma posição confortável. Respire, profundamente, várias vezes. Tome consciência que está na presença de Deus.

Recordação: traga à memória as notícias, as imagens vistas ao longo do dia, as pessoas e perceba como está seu coração. Sinta os sentimentos, os pensamentos. Ouça seu coração. Se ajudar, você poderá tocar no seu pulso para sentir o pulsar de seu coração. Se estiver com sua família, podem fazer um breve momento de partilha desses sentimentos e pensamentos.

Inspiração: “Neste sentido podemos recordar os excelentes instrumentos para o cuidado da missão, isto é, a conversação espiritual e o discernimento em comum. Deles devem participar todos os atores da missão. A conversação espiritual, na medida em que se converte em nosso modo habitual de intercâmbio nas comunidades e obras apostólicas, prepara para o discernimento em comum, como modo habitual de tomada de decisões na vida-missão da Companhia. A conversação espiritual supõe escuta atenta de si mesmo e dos demais. É uma escuta do Espírito, que nos fala em nossa experiência de partilha, abrindo-nos a uma nova visão da realidade, fruto desta mesma partilha em comum”.

(Interiorização – partilha da importância da conversação espiritual como uma forma de cuidado)

Preces:

  • Senhor, suplicamos pelos enlutados, que perderam seus entes queridos, vítimas da Covid-19. Que eles sintam seu amor misericordioso, a esperança da ressurreição e encontrem o apoio solidário dos cristãos/as.

    Senhor, escutai a nossa prece.

  • Senhor, pedimos pelos que consolam doentes. Que eles/as possam, assim como o Cristo, inspirar esperança e vencer o medo e que não lhes falte ânimo e saúde.
  • Senhor, pedimos pelos cientistas do mundo todo que se dedicam a pesquisar as soluções médicas para a pandemia e aos governantes, responsáveis por medidas de contenção da crise. Inspira-lhes com o espírito de sabedoria, ânimo e senso de responsabilidade pública.
  • Senhor, pedimos que as nossas conversas sejam edificantes. Que através de nossas palavras possamos ajudar, animar, consolar as pessoas que mais necessitam.

Gesto concreto: Colaborar e/ou convidar alguém para ajudar na Campanha Unir e Cuidar do Programa MAGIS Brasil.

Pai-Nosso

Oração Final: Senhor, dá-nos a graça da sensibilidade. “Onde houver desespero, que eu leve a esperança; onde houver tristeza, que eu leve a alegria; onde houver trevas, que eu leve a luz”. Dá-nos coragem para amar e servir. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Compartilhar
Twittar
+1