Dia Nacional de Oração pelo fim da pandemia de coronavírus

em 17 de julho de 2020 por MAGIS Brasil

Estamos no mês de julho, estamos assistindo o crescente número de pessoas que estão sendo infectadas pelo coronavírus e presenciamos atônitos a morte de milhares de brasileiros. Enquanto o vírus avança, os governantes orientam a população com bases em critérios políticos e econômicos. Lamentavelmente, o ser humano é deixado de lado. Por isto, neste mês, desejamos rezar para que toda a pessoa seja cuidada com carinho, com respeito e com dignidade. A fonte de inspiração de nossa oração será a carta do Padre Geral dos jesuítas, Arturo Sosa, SJ, intitulada “o ‘cuidado’ (cura) no governo da vida-missão da Companhia de Jesus nesta mudança de época”.

Convidamos todos e todas a entrarmos em sintonia espiritual e orarmos em intenção comum pelo fim da epidemia, pelos doentes, pelos que cuidam dos doentes, pelos que estão recolhidos em casa, pelas autoridades responsáveis por criar medidas de contenção da pandemia.

Entraremos em oração comum, às 20h, toda sexta-feira. Cada um de suas casas, estaremos unidos, como comunidade dos seguidores e seguidoras de Jesus de Nazaré, que consola e convoca à vida.

Você pode fazer o momento de forma individual, se estiver só, ou convidar seus familiares para rezarem junto com você.

 

Cuidar de nós e dos outros

Ambientação: acenda uma vela, diminua as luzes, silencie o celular e procure conectar-se consigo mesmo/a, com as pessoas que estão com você, com as outras que estão rezando em outras partes do país e com Deus. É um momento de sentir que “tudo está interligado”.

Preparação: encontre uma posição confortável. Respire, profundamente, várias vezes. Tome consciência que está na presença de Deus.

Recordação: traga à memória as notícias, as imagens vistas ao longo do dia, as pessoas e perceba como está seu coração. Sinta os sentimentos, os pensamentos. Ouça seu coração. Se ajudar, você poderá tocar no seu pulso para sentir o pulsar de seu coração. Se estiver com sua família, podem fazer um breve momento de partilha desses sentimentos e pensamentos.

Inspiração: “O cuidado sempre foi uma dimensão fundamental desde o dia em que a Companhia nasceu. A ‘Deliberação dos primeiros padres’ em 1539 o menciona como parte essencial do discernimento: ‘Devemos nós ter cuidado dos que vão para lá [eram Bröet e Rodrigues que partiam para Siena] e eles de nós, e devemos nos reconhecer mutuamente, ou, talvez, não cuidar deles mais do que os de fora da Companhia? E, à escuta do Espírito, vão entendendo que devem manter-se unidos, formando um corpo ‘e tendo cuidado e compreensão de uns para com os outros para maior fruto das almas’. Isto porque o modo de vida que já tinham experimentado lhes dava esta oportunidade ‘de atuar no que se refere à salvação das almas, objetivo único que procuramos depois do cuidado mútuo entre nós’’”.

(interiorização – partilha da importância de cuidar de nós e dos outros)

Preces:

  • Senhor, pedimos por todos que sofrem pelos efeitos da pandemia de coronavírus. Que todos/as nos sintamos confortados e fortalecidos, cultivando a esperança e a prudência.

    Senhor, escutai a nossa prece.

  • Senhor, suplicamos pelos que estão doentes por Covid-19, de modo especial, pelos que estão nos hospitais. Conforte-os, fortaleça-os para que recuperem a saúde.
  • Senhor, pedimos pelos cientistas do mundo todo que se dedicam a pesquisar as soluções médicas para a pandemia e aos governantes, responsáveis por medidas de contenção da crise. Inspira-lhes com o espírito de sabedoria, ânimo e senso de responsabilidade pública.
  • Senhor, pedimos pelo fim da epidemia. Inspire a todos nós, aos profissionais da saúde, aos cientistas e aos governantes para que assumamos as medidas necessárias para pôr fim à disseminação da doença.

Gesto concreto: cuidar das pessoas que estão necessitando de algum tipo de auxílio.

Pai-Nosso

Oração Final: Senhor, dá-nos a graça da sensibilidade. “Onde houver desespero, que eu leve a esperança; onde houver tristeza, que eu leve a alegria; onde houver trevas, que eu leve a luz”. Dá-nos coragem para amar e servir. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Compartilhar
Twittar
+1