Dia Nacional de Oração pelo fim da pandemia de coronavírus

em 14 de maio de 2020 por MAGIS Brasil

A pandemia de coronavírus que o mundo enfrenta interpela cristãos e cristãs a acompanharem Jesus em seu caminho à vida. A Ressurreição de Jesus é fonte de vida, de esperança. Deus não nos abandona. Ele está vivo e vivo no meio de nós. Sua presença é comprovada por meio de inúmeros sinais. Convidamos todos e todas a entrarmos em sintonia espiritual e orarmos em intenção comum pelo fim da epidemia, pelos doentes, pelos que cuidam dos doentes, pelos que estão recolhidos em casa, pelas autoridades responsáveis por criar medidas de contenção da pandemia.

Entraremos em oração comum, às 20h, neste 15 de maio. Cada um de suas casas, estaremos unidos, como comunidade dos seguidores e seguidoras de Jesus de Nazaré, que consola e convoca à vida.

Você pode fazer o momento de forma individual, se estiver só; ou convidar seus familiares para rezarem junto com você.

 

Jesus aparece a Maria Madalena

Ambientação: acenda uma vela, diminua as luzes, silencie o celular e procure conectar-se consigo mesmo/a, com as pessoas que estão com você, com as outras que estão rezando em outras partes do país e com Deus. É um momento de sentir que “tudo está interligado”.

Preparação: encontre uma posição confortável. Respire, profundamente, várias vezes. Tome consciência que está na presença de Deus.

Recordação: traga à memória as notícias, as imagens vistas ao longo do dia, as pessoas e perceba como está seu coração. Sinta os sentimentos, os pensamentos. Ouça seu coração. Se ajudar, você poderá tocar no seu pulso para sentir o pulsar de seu coração. Se estiver com sua família, podem fazer um breve momento de partilha desses sentimentos e pensamentos.

Inspiração evangélica: “Maria ficara fora, perto do túmulo, e chorava. Chorando, ela se inclinou para o túmulo e viu dois anjos vestidos de branco, sentados no mesmo lugar onde o corpo de Jesus fora depositado, um à cabeceira e outro aos pés. Mulher, disseram-lhe, por que choras? Ela lhes respondeu: Tiraram o meu Senhor e eu não sei onde o puseram […]. Enquanto falava, ela se voltou e viu Jesus que estava ali, mas não sabia que era ele” (João 20, 11-13.15). No dia de hoje, lembremos e rezemos pelos/as anjos/as de “carne e osso” que estão nos ajudando. Rezemos por todas aquelas pessoas que choram e que não puderam se despedir de seus entes queridos. Que o Cristo esteja ao nosso lado para nos dar a paz.

Preces:

  • Senhor, pedimos por todos aqueles que estão sofrendo pela perda de um ente querido, causada pelo coronavírus. Que possam apegar-se Àquele que venceu a morte para que tenham consolo e esperança.R.: Senhor, escutai a nossa prece.
  • Senhor, pedimos por todos os profissionais da saúde, que estão se dedicando aos cuidados dos doentes por Covid-19, no mundo todo. Inspire-os com o espírito generoso e fortaleça-os com seu ânimo.
  • Senhor, pedimos que a pandemia não nos impeça de sermos Igreja Profética que denuncia as estruturas que ameaçam a vida de seu povo e da nossa Casa Comum. Dê-nos força para que, mesmo em meio às dificuldades, possamos anunciar a esperança do Cristo Ressuscitado.
  • Senhor, pedimos por cada um e cada uma de nós, para que, diante deste momento difícil que temos enfrentado, assim como Maria Madalena, permaneçamos sempre buscando-O.

Gesto concreto: Provavelmente conhecemos alguns/as anjos/as que estão na linha de frente da pandemia: médicos/as, enfermeiros/as, entre outras pessoas que fazem um trabalho considerado essencial. Que tal enviar uma mensagem ou fazer uma ligação para eles/as agradecendo a dedicação e o cuidado pelo bem de todos/as?

Pai-Nosso

Oração Final: Senhor, dá-nos a graça da sensibilidade. “Onde houver desespero, que eu leve a esperança; onde houver tristeza, que eu leve a alegria; onde houver trevas, que eu leve a luz”. Dá-nos coragem para amar e servir. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Compartilhar
Twittar
+1