Escola MAGIS

A Escola MAGIS é uma programação especial para capacitar jovens lideranças que atuam no âmbito do Programa MAGIS Brasil, outras obras jesuíticas e organizações parceiras. Ela é mais uma iniciativa do Programa MAGIS Brasil que busca atender o Plano Apostólico da Província dos Jesuítas do Brasil, que fala da necessidade de oferecer às lideranças juvenis uma sólida e ampla formação teórica e prática, a partir da educação formal e informal, ajudando-as em sua qualificação pessoal e em sua capacidade de irradiação em suas próprias famílias, na Igreja e na Sociedade.

A Escola também nasce da percepção da importância da formação de lideranças para garantir a transformação da sociedade e da Igreja. Cada vez mais se faz necessária a atuação de pessoas conscientes e bem formadas que desejem se colocar a serviço com os demais, na busca de uma nova ordem social, em que prevaleçam valores do Evangelho.

Objetivo Geral:

  • Oferecer uma formação sistemática a jovens lideranças, munindo-os de competências metodológicas, teóricas, vivenciais e apostólicas para a atuação junto à juventude, nos Centros, Casas, Espaços MAGIS, outras obras jesuíticas e organizações parceiras, fortalecendo o Programa MAGIS Brasil como uma rede de serviço aos jovens.

Objetivos específicos:

  • Capacitar jovens lideranças para a compreensão e leitura crítica da realidade social em que vivemos, motivando-os para o compromisso com a sua transformação;
  • Ampliar o conhecimento e a vivência que jovens lideranças ligadas ao Programa MAGIS têm dos Exercícios Espirituais;
  • Formar lideranças multiplicadoras dos conteúdos da Escola para reproduzir a experiência, nas diferentes regiões do país, multiplicando os conhecimentos e técnicas, de forma criativa e adaptada, à realidade concreta em que atua;
  • Formar lideranças capazes de compreender o mundo juvenil e acompanhar os processos integrais de formação humana, cristã e sociopolítica, pessoal e de grupo.

Metodologia:

A Escola será composta por um conjunto de três módulos de quatro dias cada. Juntos, eles propõem um itinerário de formação que contempla vivência e reflexão teórica sobre temas que dizem respeito aos Eixos de atuação do Programa e às dimensões da pessoa.

A Escola adotará uma metodologia participativa, que facilite a troca de experiência entre os próprios participantes e a construção do aprendizado. Assim, em sua metodologia, inclui reflexão teórica, dinâmicas, trabalhos em grupo, vivências, estudo pessoal, vida comunitária, oração pessoal e comunitária, possibilitando a reflexão crítica sobre a atuação e a aquisição gradual das habilidades e de atitudes necessárias ao trabalho com jovens. Cada módulo possui três temas centrais a serem desenvolvidos. Em todos eles haverá momentos de celebração, oração pessoal e convivência, que compõem também o processo formativo. Para aprofundar os temas propostos, será indicada uma bibliografia, apresentada como uma apostila para cada módulo.

A Escola será realizada em duas modalidades. A primeira será a modalidade nacional, que formará lideranças de todas as regiões do país. A segunda modalidade será regional, com a realização de edições das Escolas em todas as regiões, contando com a contribuição dos jovens formados na modalidade nacional.

A Escola oferecerá certificação de extensão universitária, com chancela da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), que é uma respeitada instituição de Ensino Superior da Companhia de Jesus. Além disso, pretende-se sistematizar a experiência da Escola, em sua modalidade nacional, em um livro, que possa ser utilizado de suporte para a sua multiplicação.

Módulos:

Módulo 1: Realidades

Objetivo: proporcionar uma abordagem introdutória das realidades em que a missão com os jovens se insere, a saber: a realidade brasileira, a realidade juvenil e realidade da pessoa, oferecendo elementos para que a liderança possa compreender o contexto e a pessoa que está inserida nele.
Alguns temas a serem trabalhados: conjuntura social do Brasil e na América Latina; realidade juvenil no Brasil e América Latina; desenvolvimento psicoafetivo na adolescência e juventude.

Módulo 2: Pedagogias da Juventude

Objetivo: proporcionar uma abordagem introdutória da educação popular e de princípios e práticas pedagógicas adequadas ao trabalho com jovens, oferecendo elementos para que a liderança possa planejar e acompanhar processos formativos participativos e adaptados às realidades juvenis.
Alguns temas a serem trabalhados: fundamentos da educação popular e da pedagogia inaciana; formação e acompanhamento de grupos juvenis; projeto de vida.

Módulo 3: Espiritualidade e eclesiologia

Objetivo: proporcionar uma abordagem introdutória à eclesiologia que brota do Concílio Vaticano II, do Pontificado do Papa Francisco e da espiritualidade inaciana, oferecendo elementos que ajudem a liderança a viver a espiritualidade inaciana no seguimento a Jesus Cristo, ajudando outros jovens a vivê-la, tendo presente a sua dimensão eclesial.
Alguns temas a serem trabalhados: espiritualidade inaciana; seguimento a Jesus Cristo; pastoral e eclesiologia da comunhão e participação; pontificado do Papa Francisco.

Público:

Jovens lideranças dos Centros, Casas e Espaços MAGIS, obras jesuíticas e de organizações consideradas parceiras e amigas, que sejam previamente indicados pelas coordenações e tenham disponibilidade de participar integralmente da Escola.

Carga Horária:

102 horas/aula, sendo que cada módulo terá 34 horas/aula

Inscrições e Processo seletivo: 

>> Inscrições encerradas <<

  • Preenchimento do formulário de pré-inscrição.
  • Envio de carta com declaração de interesse;
  • Análise das inscrições;
  • Confirmação das inscrições.

Calendário:

  • Inscrições: 4 de fevereiro a 4 de março de 2018
  • Confirmação das inscrições: de 5 a 9 de março de 2018
  • Vagas remanescentes: 15 de março de 2018
  • Datas:
    • Módulo I – 30 de maio a 3 de junho de 2018 | Local Centro Inaciano da Juventude (Fortaleza)
    • Módulo II – 14 a 18 de novembro de 2018 | Local Centro MAGIS Burnier (Brasília)
    • Módulo III – 19 a 23 de junho de 2019 | Local Centro MAGIS Anchietanum (São Paulo)
  • Custo por módulo: R$200,00

Compartilhar
Twittar
+1