Escola MAGIS de Lideranças Jovens: sonhos e expectativas

em 1 de junho de 2018 por MAGIS Brasil

A Escola MAGIS de Lideranças Jovens é uma iniciativa do Programa MAGIS Brasil que busca atender ao Plano Apostólico da Província dos Jesuítas do Brasil, que fala da necessidade de oferecer às lideranças juvenis uma sólida e ampla formação teórica e prática, a partir da educação formal e informal, ajudando-as em sua qualificação pessoal e em sua capacidade de irradiação em suas próprias famílias, na Igreja e na Sociedade.

Desde a última quarta-feira (30/5), o Centro Magis Inaciano da Juventude (CIJ) recebe jovens de todo país para o primeiro módulo de formação. Os e as jovens trouxeram seus sonhos, expectativas e realidades para partilharem, fortalecerem sua caminhada e, juntos, serem mais para os demais.

A jovem Joslaine (24) veio de Brasília, da Paróquia N. S. de Nazaré, onde participa e acompanha o EJC (Encontro de Jovens com Cristo). Ela nos disse que “tem como expectativa agregar conhecimento e levar esse aprendizado para a minha comunidade”.

Nesse sentimento, de aprender e levar algo a mais para a sua realidade, o jovem Igor (24) de Florianópolis, falou que quer levar para os demais jovens uma visão diferente e um conhecimento maior sobre as realidades juvenis, sobre o Magis, sobre o que nós podemos fazer, o que é o nosso projeto de vida, o que nós queremos e almejamos”.

O primeiro dia de formação teve como tema “Realidade Brasileira”, facilitado pela jovem Ana Letícia Lins, mestranda em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, que focou nas discussões que envolvem a construção do pensamento social brasieiro, os direitos humanos e a democracia.

Para Ana Letícia, o dia foi marcado pela reflexão dos e das participantes acerca do “compromisso a ser assumido, enquanto jovens, diante dessa realidade de crise social, política e econômica; sobre o papel que cumprem enquanto lideranças inseridas nesse contexto”.

A Escola MAGIS de Lideranças Jovens prossegue até domingo (3/6). Até lá os e as jovens poderão partilhar, refletir e discutir mais sobre sua realidade e os desafios que os/as cercam.


Texto: Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ)

Compartilhar
Twittar
+1