Espaço MAGIS Paraíba e CVX Profeta Peregrino promovem primeira edição do encontro + Diálogos

em 14 de novembro de 2017 por MAGIS Brasil

No último sábado, 11 de novembro, o Espaço MAGIS Paraíba, em parceria com a Comunidade de Vida Cristã (CVX) Profeta Peregrino, realizou o encontro + Diálogos no Espaço Pastoral da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, situado no bairro de Mandacaru, em João Pessoa (PB).

O + Diálogos, em sua primeira edição, contou com a facilitação de Rosa Caraça, integrante da CVX e participante do Programa MAGIS de Formação Teológica para a América Latina, partilhando sobre o seu trabalho intitulado “O Cristo visto pelos olhos da samaritana: impressões de uma mulher sobre a passagem bíblica de João 4, 5-42”.

O evento também contou com a participação da colaboradora do Espaço MAGIS, atriz e coreógrafa, Priscila Cardoso, que deu vida a possíveis impressões da samaritana acerca do seu encontro com Jesus, permitindo aos presentes imaginarem esse momento e contemplarem a face de um Cristo que vai além das fronteiras de gênero, de religião e de cultura.

Ademais, realizaram-se algumas provocações e reflexões sobre a posição que a mulher ocupa na igreja e na sociedade, bem como sobre o machismo que permeia as relações sociais, finalizando a atividade com o documentário produzido pela ONU chamado “Precisamos falar com os homens?”.

Em sua edição de estreia, o encontro + Diálogos contou com a participação de 13 pessoas, dentre eles, jovens colaboradores do próprio Espaço MAGIS Paraíba e de universitárias, além de membros da CVX, do Centro Bíblico (CEBI) e da Companhia de Jesus.

Para a estudante do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Natália Oliveira, o encontro foi uma grata surpresa, por abordar o tema de forma científica, poética, bíblica e social. E acrescenta: “discussões sobre o valor, função e papel da mulher que promovam o empoderamento feminino e a igualdade de gênero dentro de ambientes religiosos é algo corajoso e nobre, é lembrar que a sociedade nasce de um ventre feminino, é lembrar que Cristo nasceu de um ventre feminino e santo, para colocar homens e mulheres em pé de igualdade perante Deus”.

Para o jovem Pedro, estudante de Ecologia, ver Jesus numa perspectiva da mulher foi muito curioso. Afirma ele que “apesar de estar em um lugar de privilégio em relação à mulher na sociedade, por ser homem, sei que o machismo me atinge não da mesma forma que afeta uma mulher, mas de uma maneira pouco percebida pelos meninos, tanto dentro, quanto fora de um ambiente religioso”.

Além da importância do assunto, Josefa Marlene, que faz parte da CVX local, destacou e agradeceu pelo fato de poder conhecer os frutos produzidos a partir do Programa MAGIS de Formação Teológica, que está em sua quinta edição.

A realização desse encontro aprofunda as relações entre o Espaço MAGIS Paraíba e a CVX Profeta Peregrino, e a certeza de que outros encontros serão promovidos, já que ambos acreditam na importância da formação de jovens mais conscientes.


Texto e informações: Espaço MAGIS Paraíba

 

Compartilhar
Twittar
+1