Jesuítas irmãos se reúnem em Florianópolis

em 20 de outubro de 2017 por MAGIS Brasil

De 11 a 15 de outubro, cerca de trinta e cinco jesuítas irmãos estiveram reunidos na Casa de Retiros Vila Fátima, situada em Florianópolis (SC), para o encontro nacional de formação, convivência e partilha da missão na Companhia de Jesus. A atividade na capital catarinense trouxe como tema principal ”Santo Afonso Rodrigues, místico e acompanhante espiritual”.

Segundo Ir. Bira Oliveira, SJ, Santo Afonso muito nos ensina sobre acompanhamento espiritual, pois possuía um diálogo profundo com Deus. ‘’Irmão Afonso é uma figura extremamente mística. Simboliza, para nós, a entrega diária para a missão nos ínfimos momentos de nossa vida. Uma doação nas parcerias, na amizade e no acompanhamento rotineiro de nossos irmãos e irmãs na construção do Reino’’, enfatiza Bira.

Os trinta anos do martírio de Irmão Vicente Cañas também foi lembrado com veemência durante o encontro. Vicente, jesuíta irmão espanhol que doou sua vida para promover justiça e paz para o povo indígena brasileiro Enawene, é símbolo de esperança e luta para a Companhia de Jesus no Brasil e no mundo. Durante a programação de atividades, os jesuítas presentes refletiram e debateram maneiras de manter a chama da história de Vicente Cañas acesa.

Para Irmão Vanderlei, SJ, que atualmente exerce sua missão no Colégio Catarinense, um encontro como esse é fundamental para promover unidade e motivar a caminhada diária. ‘’Compartilhar com outros companheiros, que possuem a mesma vocação, nos promove renovação de ânimo e de perspectivas. É extremamente importante’’, partilhou Vanderlei.

Arturo Sosa, SJ, padre geral da Companhia de Jesus, enviou uma mensagem em vídeo especialmente para o Encontro dos Jesuítas Irmãos no Brasil. Confira, abaixo, o vídeo na íntegra:

Para saber mais sobre o carisma dos companheiros de Jesus, acesse o livro Vocações Jesuítas: Discernindo o Projeto de Vida clicando aqui.

Compartilhar
Twittar
+1