Centro MAGIS Anchietanum promove lançamento de livro sobre juventude com debate

em 22 de agosto de 2019 por MAGIS Brasil

A atividade reuniu alunos, ex-alunos e professores da Especialização em Juventude no Mundo Contemporâneo

Na última Sexta Reflexiva (02 de agosto), evento regular na programação do Centro MAGIS Anchietanum, no qual aprofundam-se temas relacionados à temática da juventude, foi realizado o lançamento do livro Juventude e temas contemporâneos: temas em debate. A coletânea tinha sido lançado apenas na cidade de Belo Horizonte, no mês de julho. Na Sexta Reflexiva, foram apresentados e debatidos dois dos artigos presentes no livro, com a presença de seus autores. “Eram todos negros: juventudes, territórios e desigualdades na cidade São Paulo”, de Claudia Rosalina Adão, que discute os homicídios e a precarização da vida da população negra de São Paulo, que atinge principalmente jovens, como parte de uma política de controle e gestão da vida e da morte. Já, em “As jornadas de junho de 2013 e as mudanças culturais e geracionais da juventude brasileira”, Renato Souza de Almeida argumenta que as jornadas foram expressão do movimento contraditório da realidade brasileira nas das duas primeiras décadas do milênio, em que os jovens protagonizaram o surgimento de uma nova configuração cultural no país.

O livro em questão é composto de um conjunto de artigos que decorrem de trabalhos de ex-alunos e professores da Especialização em Juventude no Mundo Contemporâneo, projeto que completou, em 2019, vinte anos, tendo formado dez turmas, que somam mais de 300 especialistas. O Curso é uma iniciativa da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, em parceria com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e o Programa MAGIS Brasil.
Pedidos de exemplares podem ser feito em secretaria@anchietanum.com.br. Valor: 10 reais.

As Sextas Reflexivas são encontros de estudo e aprofundamento sobre a juventude, a partir de diferentes eixos temáticos. As próximas acontecem em 4 de outubro e 1 de novembro, às 19h, no Centro MAGIS Achietanum.

Compartilhar
Twittar
+1