Livro “Projeto de Vida para Jovens” é novo lançamento do MAGIS Brasil

em 24 de novembro de 2020 por MAGIS Brasil

O Programa MAGIS Brasil acredita que o Projeto de Vida de cada jovem deve permitir criar uma narrativa sobre si, organizando sua biografia, conhecendo mais a si próprio e a conjuntura na qual vive. Ele é um itinerário que ajuda o indivíduo a se constituir como a pessoa que é, na medida em que faz memória de sua história pessoal, conscientiza-se de suas características pessoais, e toma decisões que vão diferenciando-o dos demais, numa trajetória cada vez mais autônoma e esperançosa.

Há pelo menos uma década a rede de juventude inaciana tem trabalhado com a temática projeto de vida nos grupos e instituições dedicados ao acompanhamento de jovens ligados à Companhia de Jesus,  em especial nos Centros e Espaços do Programa MAGIS Brasil espalhados pelo país. Desde então, por meio de diferentes reflexões e práticas metodológicas, muita experiência foi acumulada e muito aprendizado foi produzido.

Ao longo desse período, na medida em que se ia aprofundando e qualificando o serviço oferecido às juventudes, a demanda e as reflexões sobre esta temática cresceram significativamente. Desse modo, foi percebido que poderia ser útil e/ou inspirador sistematizar a experiência metodológica que foi adquirida propondo o projeto de vida a jovens e disponibilizá-la a todos os públicos. Ao apresentar o livro “Projeto de Vida para Jovens – Um itinerário metodológico de esperança” o MAGIS Brasil deseja que as juventudes tenham a oportunidade e espaços, dentro de suas realidades e regiões, em que possam ser acompanhadas e motivadas a refletir sobre suas vidas e a construir projetos de esperança, com consequências positivas para si e também para o mundo à sua volta.

O livro, que é lançado em mais uma parceria com as Edições Loyola, é dividido em duas partes. Na primeira parte é possível encontrar reflexões sobre os conceitos do projeto de vida, como a relação da temática com a espiritualidade inaciana, o contexto sócio-histórico desta proposta e como abordar a temática do projeto de vida com jovens. Já a segunda parte contém roteiros de aplicação prática do projeto de vida com as juventudes, com um itinerário que é composto por três módulos, cada um contendo um conjunto de temas a serem desenvolvidos, e uma proposta de pós-experiência, dedicada a aprofundar algumas inquietações vocacionais que possam surgir, em vista de uma possível consagração a um estilo de vida religioso. É importante salientar que todo o material contido no livro pode ser utilizado por quem propõe às juventudes o projeto de vida fora de ambientes cristãos e religiosos, exigindo poucas adaptações.

“Assim como Santo Inácio de Loyola elaborou o seu projeto de vida inspirado na pessoa de Jesus, rogamos que cada jovem construa o seu projeto de vida à luz da dinâmica do divino que perpassa o ser humano”, comenta na apresentação do conteúdo o Pe. Jean Fábio, SJ, Secretário para Juventudes e Vocações da Província BRA e  Coordenador do Programa MAGIS Brasil.

Você pode adquirir o livro com as Edições Loyola (clique aqui) ou em breve nos Centros e Espaços do MAGIS Brasil. No dia 09 de dezembro, às 20h, pelo YouTube e Facebook do Programa, será transmitido um bate-papo ao vivo com os organizadores do livro, Pe. Odair Durau, SJ e Vanessa Correira, junto de uma das colaboradores desta criação, Rachel Omoto, onde será possível entender melhor a importância desta temática no mundo atual, os elementos e estratégias metodológicas do projeto de vida e como está estruturada esta publicação.

Compartilhar
Twittar
+1