Cinco anos de Laudato Si’

em 19 de maio de 2020 por MAGIS Brasil

“Tudo está interligado”. Até parece que foi ontem que esse mantra começou a chegar a nossos ouvidos despertando nossa consciência para a ecologia integral. Nesse mês de maio, comemoramos 5 anos da Encíclica que revolucionou o modo de olhar a terra, as relações, a economia, a cultura, nossa Casa Comum.

Louvado sejas, meu Senhor, dizemos nós do Programa MAGIS Brasil. Louvado sejas pelo Papa Francisco e por esta carta que inspira e convoca a cuidar da tua criação. Este documento faz parte de nossa história e fundamenta o Eixo Justiça Socioambiental dentro da formação integral que desenvolvemos com e como jovens. Queremos hoje atualizar o apelo de Francisco: “unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar”. O contexto de celebração do quinto aniversário é o contexto de pandemia. O mundo inteiro sofrendo como há muito não se via. A velocidade e os efeitos da propagação do Covid-19 reafirmam que “tudo está interligado”. Nesses dias de quarentena, de doenças, de mortes, de incertezas, muitos jovens se perguntam como e quando sairemos da pandemia. Hoje, mais do que nunca é preciso unir toda a família humana. As coisas podem mudar.

Quando, pois, começa a mudança? Como estamos construindo o futuro do planeta? Dialogar entre todos sobre isso é tão urgente quanto era cinco anos atrás. Quiçá ainda mais urgente! Você jovem que lê hoje essa matéria, já fez essa pergunta a si e aos seus pares? Como está a constância e profundidade do diálogo sobre a crise que atravessamos? Precisamos ter coragem e olhar de frente o que não dá pra esconder: o mundo sofre, está ferido, em perigo e pede nossa atenção e cuidado. O futuro do planeta está em nosso cotidiano.

Somos os jovens que exigem do Papa, dos líderes e dos governantes uma mudança, como afirma Francisco. Realmente somos? Definitivamente o seremos se seguirmos interrogando-nos como construir um futuro melhor, atentos à crise do meio ambiente e aos sofrimentos dos excluídos. Levantemos nossa voz! Há cinco anos Francisco mostrava preocupação pela fraqueza da reação política internacional. Nossa política, afirma o Papa, está submissa à tecnologia e à finança. Infelizmente, ainda muito atual essa constatação. Mudanças significativas, às vezes, levam muito tempo para se concretizar. Elas, porém, certamente não acontecerão como mágica. É preciso mudar hoje. Oferecemos pois, algumas pistas daquilo que o mundo inteiro está discutindo, celebrando e propondo nesta semana do quinto aniversário da Laudato Si’. Procure se informar, participe, atue. Comece hoje a transformação para que possamos todos dizer, por muitos anos ainda: Louvado sejas, meu Senhor!

Clique aqui e baixe a Encíclica Laudato Si’ para leitura e estudo pessoal

Clique aqui e conheça as atividades da Semana Laudato Si’ pelo mundo

Tudo sobre a Laudato Si’ – clique aqui

E destacamos algumas atividades para que possa acompanhar esta semana especial

19 de maio
– O Serviço Amazônico de Ação Reflexão e Educação Socioambiental (SARES), às 19:30 (Manaus), articula com a arquidiocese de Manaus a live: Ecologia Integral e as Populações Tradicionais. Transmissão aqui.

20 de maio
– O Instituto Humanitas Unicap oferece, às 17h (Recife) a live Mudanças climáticas, pandemias e o antropoceno. Acesse aqui.

– Logo após, às 19h, o Centro MAGIS Inaciano da Juventude (CIJ) transmite a Live Saúde Indígena e Estratégias de Solidariedade Coletiva em Tempos de Covid-19. No Instagram @centromagisinaciano ou YouTube

21 de maio
– O Instituto Humanitas Unicap, às 17h (Recife) apresenta a live: A Encíclica Laudato Si’ e a questão ambiental: o que está acontecendo na nossa casa? Acesse aqui.

– A Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM – Brasil) oferta o Papo em Rede, às 16h (Brasília), com o tema: 5 anos da Laudato Si’ – Avanços e Conquistas. Para participar é necessário realizar inscrições prévias, clique aqui para se inscrever.

– De 21 a 23 o Grupo de Trabalho de EcoEspiritualidad, junto com o Movimento Iglesias y Mineria oferece o Seminário Virtual Ecoespiritualidad ante el extractivismo minero: Inspiraciones y desafios a partir del Sínodo de la Amazonía y en tiempos de pandemia. O Seminário será transmitido, às 10:30 (horário de Brasília), ao vivo, clique aqui.

22 de maio
– O Instituto Humanitas Unicap, às 17h (Recife) promove a live: O Modelo de Economia Segundo a Laudato Si’. Acesse aqui.

23 de maio
– A Casa De Espiritualidad Sagrada Familia Oharriz realizará às 18h (Espanha) o Seminário Virtual Laudato Si’ e COVID -19. Mais informações aqui.

25 de maio
– O Centro MAGIS Amazônia transmite o Papo MAGIS Sínodo Para Amazônia, às 19h. Veja aqui.

Compartilhar
Twittar
+1