Centros e Espaços MAGIS realizam lucernários pelo país

em 29 de outubro de 2020 por MAGIS Brasil

A palavra “Lucernário” traz em seu sentido o movimento das luzes que eram acendidas ao fim o dia. Tendo a luz e a contemplação como centralidade, essa é uma oração da noite onde o povo de Deus se reúne para agradecer as graças recebidas e suplicar pela proteção divina, a partir de mantras, cantos, leituras bíblicas, reflexões e silêncio, fixos no olhar de Jesus!

Nesta semana os Centros e Espaços do Programa MAGIS Brasil realizaram lucernários nos cinco cantos do país onde se fazem presentes. Com articulações regionais, as juventudes puderam se reunir virtualmente e rezar juntos e juntas mais uma vez, com suas luzes, agradecimentos, pedidos, sonhos e esperanças.

O primeiro Lucernário foi realizado pela região Centro-Oeste, no domingo (25), unindo juventudes de Planaltina (DF), Sinop e Cuiabá (MT), seguido pelo Centro e Espaços da região Norte, na segunda-feira (26), com participantes de Manaus (AM), Belém e Santarém (PA). Na terça-feira (27) foi a vez da região Sul, com jovens de Porto Alegre, São Leopoldo e Pelotas (RS), Curitiba e Cascavel (PR) e demais regiões de Santa Catarina. O Nordeste se reuniu na quarta-feira (28), onde pode juntar juventudes de Fortaleza e Russas (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Capim Grosso, Feira de Santana e Salvador (BA). Na próxima sexta-feira (30) é a vez da região Sudeste, onde estarão presentes participantes de São Paulo (SP), Belo Horizonte, Santa Luzia e Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ), Iconha (ES).

A motivação principal destes encontros é entrar em comunhão para a realização da Reunião Ampliada do MAGIS Brasil de 2020, que acontece neste próximo final de semana, reunião esta que tem como objetivo refletir, partilhar e planejar a caminhada do Programa enquanto rede de juventude inaciana dos Jesuítas do Brasil.

Em um painel virtual os jovens vêm trazendo suas partilhas e reflexões sobre estes momentos de oração vivenciados. “Uma experiência singular de silêncio, reflexão e encontro com Deus“, partilhou o jovem Enrique de la Torre, que participou do Lucernário da região Nordeste. Você pode conferir outras partilhas clicando aqui.

A Reunião Ampliada de 2020 contará com dois momentos comunitários, onde todas as juventudes, amigos/as, parceiros/as e demais pessoas de outras obras ou iniciativas juvenis poderão fazer comunhão com o MAGIS Brasil:
Live Musical – 31/10 (sáb) às 19h, com muita música, dança e arte.
Santa Missa – 01/11 (dom) às 11h, celebração que encerrará o encontro.
Ambos os momentos serão transmitidos Ao Vivo pelo YouTube e Facebook do Programa MAGIS Brasil.

Seguimos, unidas e unidos, de esperança em esperança, sendo um fogo que acende outros fogos!

Compartilhar
Twittar
+1