Entenda as mudanças do Centro MAGIS Burnier

em 15 de agosto de 2018 por MAGIS Brasil

O serviço aos jovens toma um salto positivo!

O Programa MAGIS Brasil, há aproximadamente um ano e meio, discerniu dar continuidade ao trabalho junto às juventudes do Centro Oeste do país, tendo como ponto referencial a estrutura e colaboradores de Brasília. Assim, o Centro MAGIS Burnier (CMB) inicia suas atividades na capital do Brasil assumindo uma vocação diferenciada dos outros Centros do Programa MAGIS, por ter um caráter itinerante, a fim de responder às necessidades daquela região. Sua sede localizada no Centro Cultural de Brasília (CCB), situado na SGAN 601 Bloco B, Asa Norte, foi o lugar estratégico para acolhida e ações junto aos jovens. Com o passar dos meses, porém, foi concluído o discernimento que o CCB passaria por um momento de grandes reformas e a coordenação do Programa deveria reestruturar sua presença em Brasília.

Nesse contexto, o Centro MAGIS Burnier passa a ser uma das principais prioridades do Programa MAGIS, considerando dois aspectos: a importância estratégica do Distrito Federal para a incidência do Programa na Igreja do Brasil, via Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; e também para a incidência sociopolítica, via relação com conselhos de direitos nacionais, gabinetes de parlamentares, congresso nacional, etc. Além da reafirmação do apelo de caminhar com as juventudes do Centro Oeste, considerando sua diversidade (jovens indígenas, moradores de periferias urbanas, jovens do campo) e necessidades.

No projeto de reestruturação, o CMB permanece com a abrangência local, regional e nacional, tais como os demais Centros. E, além disso, continua sua busca em potencializar as dimensões peculiares dadas pela região onde se localiza:

  • Seu papel estratégico na articulação do Programa com a Igreja do Brasil e com os órgãos governamentais de garantia de direitos aos jovens.
  • Ser um Centro com forte perfil itinerante (peregrino), com atuação por meio de polos, situados onde, estratégica e apostolicamente, a ação do Programa se faz mais necessária e irradiadora.

O novo projeto do CMB foi apresentado ao conselho da missão da Província dos Jesuítas do Brasil e aprovado pelo Provincial Padre João Renato Eidt, SJ. Paralelamente a isso, com o discernimento concluído em relação ao Centro Cultural de Brasília, o Centro MAGIS Burnier migra para Planaltina DF, polo Luiz Gonzaga, assumindo a proposta a partir da linha de ação que trata das áreas periféricas e estando próximo às juventudes da periferia do Distrito Federal. O serviço aos jovens toma, portanto, um salto positivo, visto que estamos inseridos na cidade satélite e poderemos acompanhar mais de perto a realidade das juventudes empobrecidas e marginalizadas. Atuaremos também com o aval e acolhida dos párocos das sete paroquias que compõem a região de Planaltina DF.

O Centro MAGIS Burnier, agora situado na Rua Ipameri Quadra 66 Casa 11, Setor Tradicional, está ainda se organizando e estruturando sua equipe para melhor responder às necessidades e demandas das juventudes.

Continuamos contando com o apoio e oração de vocês. AMDG


Texto e fotos: Centro Magis Burnier

Compartilhar
Twittar
+1