Norte, sudeste e nordeste foram algumas das regiões que realizaram atividades espirituais e vivenciais para as juventudes que bebem do carisma de Santo Inácio de Loyola

MAGIS Brasil

O ano pastoral começou e com isso o calendário dos Centros e Espaços MAGIS já contam com a programação para acolherem as juventudes. Neste sábado, 04, os Centros Anchietanum e Amazônia realizaram a “Tarde de Espiritualidade” e o Espaço MAGIS Padre Fayos  protagonizou o encontro “ConVida”.

São Paulo

As juventudes que frequentam o Centro Anchietanum na capital paulista realizaram a primeira “Tarde de Espiritualidade” do ano de 2023 e rezaram a partir da temática apresentada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Campanha da Fraternidade 2023: “Fraternidade e Fome”.

Além da meditação e partilhas de grupo como de costume, os presentes encontraram-se com o Vigário Episcopal para o Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo, o padre Júlio Lancellotti.

Na ocasião ainda, Lancellotti propôs que os jovens de forma individual e coletiva realizassem gestos concretos no tempo quaresmal.

Ao final do dia, a Santa Missa foi presidida pelo coordenador do Núcleo Apostólico de São Paulo, padre Carlos Contieri, SJ.

Amazônia

Os jovens do norte do Brasil a partir do Centro MAGIS Amazônia, localizado em Belém (PA), vivenciaram os passos propostos pela pedagogia inaciana também na “Tarde de Espiritualidade”. Dezenas de jovens, que já esperavam o encontro, puderam a partir da proposta apresentada, olharem para seus propósitos pessoais, intenções coletivas e partilhas sob a ótica do Evangelho lido, rezado e vivenciado.

Imagens dos “mimos” de acolhida do Espaço MAGIS Padre Fayos (CE)/ Foto: Comunicação do Espaço Padre Fayos

Ceará

O Espaço MAGIS Padre Fayos em Russas (CE) oportunizou os jovens a celebrarem o encontro “ConVida”, tendo como objetivo,  a convivência,  partilha e o encontro.

Mesmo diante das barreiras impostas pela Pandemia do Covid-19 e outros desafios, o Espaço convidou os jovens para uma acolhida que contou com ciranda, oração, chocolate e muita música.

Baseados na campanha da Companhia de Jesus “Ser Mais Presentes”, os jovens em Russas entenderam na prática a reflexão do Papa Francisco: “construam pontes ao invés de muros”.

A Preocupação Inaciana

O carisma inaciano, além de uma mistagogia, deu origem a uma pedagogia, isto é, um modo de ensinar e de aprender. Por essa razão, entendemos que esse importante legado espiritual e educativo, iluminado pelos desafios do mundo juvenil atual, é uma fonte que orienta nossa ação formativa junto a jovens.

Sob esse enfoque pedagógico, assume-se conceitos claros de pessoa, de sociedade, de Deus e de didática. Inspirada pelos Exercícios Espirituais, a formação deve ajudar as pessoas a desenvolverem ao máximo suas potencialidades, exercerem sua liberdade, atuarem com autonomia, interpretarem o mundo em que vivem, aprofundarem os conteúdos de sua fé e comprometerem-se solidariamente com a sociedade, que inclui os demais e também todo o meio ambiente.

Compartilhar.
Deixe uma resposta