1ª Oração pelas Vocações 2018

em 3 de agosto de 2018 por MAGIS Brasil

Em comunhão com a Igreja, que reza nesse mês pelas diversas vocações, o Programa MAGIS Brasil irá disponibilizar semanalmente conteúdos de oração e reflexão, fomentando uma cultura vocacional na vida de nossos jovens. Confira abaixo o primeiro conteúdo e boa oração! 

Sinal da Cruz

Mantra: Aquele que vos chamou (bis) é fiel, é fiel. Fiel é aquele que vos chamou.

Pedido de graça: Senhor Jesus Cristo, chamai vocações à Igreja e dai ânimo aos que já se colocaram à disposição de Seu serviço.


Dos Exercícios Espirituais
Deus é o Senhor da história que abarca o mundo inteiro e a humanidade toda. Tudo deve ser sujeito ao Senhorio de Cristo, que não veio para dominar, mas para libertar a todos e a tudo do domínio das forças do mal.
Diante das realidades que oprimem e excluem, e que, dependendo da minha conduta, contribuo para as mesmas, faz-se necessário escutá-Lo e abraçar o que Ele propõe. Já não se trata de ter presente apenas o que Deus quer para todos (fidelidade à vocação geral), mas associar-me a Jesus na luta pelo Reino mediante o que Ele pede em particular de cada um (vocação específica).
– Qual o meu estado de oferecimento e disponibilidade? Sou capaz de empolgar-me por uma proposta humana que vale a pena? Até que ponto?
Através da sua missão apostólica, Cristo nos chama para a restauração do mundo na plenitude de Deus. Minha determinação deliberada supõe uma decisão pessoal, assumida, levando em conta o que implica em concreto: agir contra o amor próprio, o eu endeusado, interesses terrenos; obstáculos que detêm a graça e a ação do Espírito Santo, já que querer e desejar, leva em conta o chamado de Deus e a sua graça, que nos move, nos inspira e nos ajuda.
(Cf. Notas de rodapé dos EE.EE 91-100 – O Exercício do Reino)

Texto Bíblico: 1Cor 1, 26-31
 De fato, irmãos, reparai em vós mesmos, os chamados: não há entre vós muitos sábios de sabedoria humana, nem muitos poderosos, nem muitos de família nobre. Mas o que para o mundo é loucura, Deus o escolheu para envergonhar os sábios, e o que para o mundo é fraqueza, Deus o escolheu para envergonhar o que é forte. Deus escolheu o que no mundo não tem nome nem prestígio, aquilo que é nada, para assim mostrar a nulidade dos que são alguma coisa. Assim, ninguém poderá gloriar-se diante de Deus. É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e libertação, para que, como está escrito, “quem se gloria, glorie-se no Senhor”.

Considerações:
(Da carta de Santo Inácio aos Padres e Irmãos de Coimbra)
 “Vede bem qual é a vossa vocação e vos persuadireis disto: o que nos outros não seria pouco, o será em vós. Porque não vos chamou Deus somente como a todos os mais fiéis, das trevas à sua maravilhosa luz, transladando-vos ao Reino do Seu filho muito amado, mas, para melhor conservardes a pureza e terdes mais unido o amor das coisas espirituais de Seu serviço, houve por bem tirar-vos do tempestuoso golfo deste mundo, a fim de não perigar vossa consciência no meio das tormentas que nele costuma levantar o vento do desejo, ora de riquezas, ora de honras, ora de deleites, ou então do temor de perder tudo isso; também para que estas coisas baixas não se apoderem do vosso entendimento e amor, repartindo-o por vários objetos, mas antes para vos poderdes todos unidos converter-vos e empregar-vos na fidelidade de vossa criação que é a glória de Deus e a salvação vossa e a ajuda dos próximos.”

Preces
1.
Peçamos ao Senhor a graça de que através de nosso exemplo, muitos se sintam atraídos ao serviço divino.

2. Que o Senhor Jesus, testemunho fiel à vontade de Deus, nos auxilie para podermos corresponder a vocação que Deus tem para nós, trabalhando com grande ânimo e generosidade e buscando, assim, o fim para o qual somos criados.

3. Roguemos ao Senhor que nos acompanhe e nos dê discernimento diário para não colocarmos obstáculos à Sua graça e fazermos bom uso dos benefícios recebidos.

4. Que o Senhor nos dê o cultivo da indiferença inaciana, a fim de que Ele se sirva do nosso querer e liberdade, conforme a Sua vontade, nos ajudando a crescer na colaboração com os outros.

Preces Espontâneas

Pai Nosso

Oração pelas vocações
Jesus, mestre divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos dos nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis na missão de apóstolos leigos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

Benção Final
O Deus, fonte da luz, afaste de nós toda escuridão e fique conosco, agora e para sempre. Amém!
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado!

 

# CLIQUE AQUI e faça o download da versão impressa para realizar essa oração de forma comunitária. 

 

Caso você tenha interesse em realizar discernimento vocacional pela Companhia de Jesus, envie e-mail para vocacao@jesuitasbrasil.org.br , mensagem de WhatsApp para 11 94312-7690 ou mensagem pelo nosso Facebook.

 

Compartilhar
Twittar
+1