3ª Oração pelas Vocações 2018

em 17 de agosto de 2018 por MAGIS Brasil

Em comunhão com a Igreja, que reza nesse mês pelas diversas vocações, o Programa MAGIS Brasil irá disponibilizar semanalmente conteúdos de oração e reflexão, fomentando uma cultura vocacional na vida de nossos jovens. Confira abaixo o primeiro conteúdo e boa oração! 

 

Sinal da Cruz 

Mantra: Coloca-nos com Teu filho, te pedimos, ó Senhora (bis). Com Teu filho, com Teu filho, com Teu filho junto ao Pai (bis). 

Pedido de Graça: Senhor Jesus Cristo, chamai vocações à Igreja e dai ânimo aos que já se colocaram à disposição de Seu serviço. 

Palavras do Papa Francisco
Caríssimos jovens! […] Vêm-me à mente as palavras que Deus dirigiu a Abraão: “Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar!” (Gn 12, 1). Hoje estas palavras são dirigidas também a vós: são palavras de um Pai que vos convida a “sair” a fim de vos lançardes em direção de um futuro desconhecido, mas portador de realizações seguras, ao encontro do qual Ele mesmo vos acompanha. Convido-vos a ouvir a voz de Deus que ressoa nos vossos corações através do sopro do Espírito Santo. […] Desejo recordar-vos também as palavras que certo dia Jesus dirigiu aos discípulos, que lhe perguntavam: “Rabi, onde moras?”. Ele respondeu: “Vinde e vede!” (cf. Jo 1, 38-39). Jesus dirige o seu olhar também a vós, convidando-vos a caminhar com Ele. Caríssimos jovens, encontrastes este olhar? Ouvistes esta voz? Sentistes este impulso a pôr-vos a caminho?

Estou convicto de que, não obstante a confusão e o atordoamento deem a impressão de reinar no mundo, este apelo continua a ressoar no vosso espírito para o abrir à alegria completa. Isto será possível na medida em que, inclusive através do acompanhamento de guias especializados, souberdes empreender um itinerário de discernimento para descobrir o projeto de Deus na vossa vida. Mesmo quando o vosso caminho estiver marcado pela precariedade e pela queda, Deus rico de misericórdia estende a sua mão para vos erguer. […] Escutai aquele clamor que provém do vosso íntimo! Mesmo quando sentirdes, como o profeta Jeremias, a inexperiência da vossa jovem idade, Deus encoraja-vos a ir para onde Ele vos envia: “Não deves ter […] porque Eu estarei contigo para te libertar” (cf. Jr 1, 8).
Um mundo melhor constrói-se também graças a vós, ao vosso desejo de mudança e à vossa generosidade. Não tenhais medo de ouvir o Espírito que vos sugere escolhas audazes, não hesiteis quando a consciência vos pedir que arrisqueis para seguir o Mestre. […] Confio-vos a Maria de Nazaré, uma jovem como vós, à qual Deus dirigiu o seu olhar amoroso, a fim de que vos tome pela mão e vos guie para a alegria de um “Eis-me!” pleno e generoso (cf. Lc 1, 38). (Carta do Papa Francisco aos jovens por ocasião da apresentação do documento preparatório para a XV Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos)

Texto Bíblico: Jo 2, 1-11 
No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho”! Jesus lhe respondeu: “Mulher, para que me dizes isso? A minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser”! Estavam ali seis talhas de pedra, de quase cem litros cada, destinadas às purificações rituais dos judeus. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”! E eles as encheram até à borda. Então disse: “Agora, tirai e levai ao encarregado da festa”. E eles levaram. O encarregado da festa provou da água mudada em vinho, sem saber de onde viesse, embora os serventes que tiraram a água o soubessem. Então chamou o noivo e disse-lhe: “Todo mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardaste o vinho bom até agora”. Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galiléia. Manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele. 

Considerações: 
Maria, com sua presença discreta e atenta, ensina-nos a sermos pessoas vigilantes ao nosso tempo como ela foi e ensinou Seu filho a ser. A partir do seu testemunho, ela nos orienta a fazer das obras que o Senhor realiza a nosso favor um dom para os outros e não retê-las somente para nós.
Jesus, sendo Deus, quis contar com a ajuda das pessoas mais simples da festa na realização do Seu primeiro milagre, os quais foram os primeiros a participarem da alegria trazida por Sua presença no meio do povo.

  • Na festa do Reino, como está minha participação para que a benção de Deus alcance todas as pessoas?
  • Sinto-me como os que servem, participando da ação de Jesus e levando-a aos demais, ou me sinto meramente um convidado que apenas observa, esperando ser servido de braços cruzados?

Preces | R. Senhor, atendei-nos. 

  1. Dai-nos, Senhor, uma contínua conversão pessoal para encontrar Jesus Cristo nas dilacerações do nosso mundo, para viver em solidariedade com os pobres e excluídos, de modo que possamos assumir Sua causa sob a bandeira da cruz. 
  1. Dada a dimensão dos grandes problemas do nosso tempo, fazei-nos pessoas de diálogo, a fim de construir a comunhão entre os povos a partir da solidariedade e da disponibilidade, contribuindo na missão universal da Igreja.
  1. Aumentai em nós o empenho na participação do ministério de salvação e reconciliação de Cristo em um mundo cada vez mais dividido por desigualdades econômicas e sociais, pelos conflitos étnicos e raciais, pela violência e pela guerra.
  1. Reavivai sem cessar nossa fé e nossa esperança, robustecendo nossa vontade de ajudar Cristo em Sua missão de instaurar o Reino.

Preces Espontâneas 

Pai Nosso

Oração pelas Vocações 
Jesus, mestre divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos dos nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis na missão de apóstolos leigos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

Benção Final
O Deus, fonte da luz, afaste de nós toda escuridão e fique conosco, agora e para sempre. Amém!

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado!

 

# Clique aqui e faça o download da versão impressa para realizar essa oração de forma comunitária.

 

Caso você tenha interesse em realizar o discernimento vocacional pela Companhia de Jesus, envie e-mail para vocacao@jesuitasbrasil.org.br , mensagem de WhatsApp para 11 94312-7690 ou mensagem pelo nosso Facebook.

Compartilhar
Twittar
+1