5ª Oração pelas Vocações 2018

em 29 de agosto de 2018 por MAGIS Brasil

Em comunhão com a Igreja, que reza nesse mês pelas diversas vocações, o Programa MAGIS Brasil irá disponibilizar semanalmente conteúdos de oração e reflexão, fomentando uma cultura vocacional na vida de nossos jovens. Confira abaixo o primeiro conteúdo e boa oração! 

Sinal da Cruz

Mantra: Protege-me, ó Deus, eu confio em ti. Seguir Teu caminho de vida. Traz alegria, paz e alegria.

Pedido de graça: Senhor Jesus Cristo, chamai vocações à Igreja e dai ânimo aos que já se colocaram à disposição de Seu serviço.

Luiz Gonzaga: modelo de doação
Luiz Gonzaga, padroeiro da juventude, demonstrou uma vigorosa personalidade desde muito jovem. Nasceu e cresceu em um contexto familiar cristão, onde se liam as cartas que os missionários jesuítas escreviam dos lugares mais distantes, mas esse era também um ambiente secularizado, carregado de sensualidade, ambição e violência, que lhe prometiam um futuro de riqueza, fama e poder. Não obstante, com uma sólida fé, uma assombrosa liberdade interior e resistindo à pressões de todo tipo, buscou guiar-se pela voz do Espírito que ressoava em sua consciência, assumindo o seguimento do Senhor como um caminho para a sua vida, entregando-se integralmente à Deus na Companhia de Jesus.
(Carta do Pe. Geral Arturo Sosa no Jubileu dos 450 anos de nascimento de São Luiz Gonzaga, em 06 de março de 2018)

Texto Bíblico: Mt 19, 27-30
Em seguida, Pedro tomou a palavra e disse-lhe: “Olha! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. Ora, muitos que são primeiros serão últimos, e muitos que são últimos serão primeiros.

Considerações:
“Tenho a convicção de que o Espírito de Deus continua interpelando a partir da fé e do sofrimento dos pobres da terra a muitos jovens. São muitos que, em todos os países, sonham com um mundo sem corrupção, transparente e honesto, no qual exista reconhecimento e lugar para todos. São muitos os jovens que, de forma nobre, audaz e generosa, desejariam fazer algo pelo bem da humanidade e de seus povos; querem que o sofrimento de tantos desapareça, que se consiga reconciliação entre as pessoas e os povos, que se proteja o nosso planeta e que a humanidade se guie por valores transcendentes que deem sentido ao mundo e à história humana. Frequentemente, entretanto, muitos deles não sabem como fazê-lo”.
(Carta do Pe. Geral Arturo Sosa no Jubileu dos 450 anos de nascimento de São Luiz Gonzaga, em 06 de março de 2018)

  • Como podemos crescer profundamente em nossa fé e amor a Cristo, de modo que possamos enfrentar os ídolos da cultura dominante?
  • Como podemos superar todo tipo de apreensão e raiva, suscitada politicamente ante os que são “diferentes”, de modo que expressamos acolhida, confiança e compaixão?
  • Como a Vida Religiosa Consagrada tem sido vista por mim como uma alegre opção de vida concebida a servir e dar vida a outros?

Preces | R. Senhor, atendei-nos.

  1. Peçamos a Deus que a Igreja possa centrar seu olhar na juventude atual para escutar suas inquietações, sonhos e esperanças, além de se enriquecer com suas alegrias, inciativas e abertura para a vida. Rezemos.
  2. Dai-nos, Pai de bondade, a exemplo de São Luiz Gonzaga, o desejo de uma entrega radical de nossa vida a Jesus Cristo e à causa do Evangelho, aprofundando a integração de vida e missão. Rezemos.
  3. Roguemos ao Senhor que conceda à Igreja a graça de saber acompanhar na fé e na vida os jovens, ajudando-os para que em tudo possam amar e servir. Rezemos.
  4. Que São Luiz Gonzaga interceda a Deus por toda a juventude, de forma particular aos jovens estudantes jesuítas, para que, iluminados pelo conhecimento interno da pessoa de Jesus Cristo, queiram mais amá-Lo e segui-Lo no serviço aos demais. Rezemos.

Preces Espontâneas

Pai Nosso

Oração pelas Vocações
Jesus, mestre divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos dos nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis na missão de apóstolos leigos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

 Benção Final
O Deus, fonte da luz, afaste de nós toda escuridão e fique conosco, agora e para sempre. Amém!
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado!

 

# Clique aqui e faça o download da versão impressa para realizar essa oração de forma comunitária

 

Caso você tenha interesse em realizar o discernimento vocacional pela Companhia de Jesus, envie e-mail para vocacao@jesuitasbrasil.org.br , mensagem de WhatsApp para 11 94312-7690 ou mensagem pelo nosso Facebook.

Compartilhar
Twittar
+1