Em Planaltina (DF), Centro MAGIS Burnier realiza primeiro módulo da Catequese Narrativa

em 19 de maio de 2019 por MAGIS Brasil

Entre os dias 18 e 19 de maio, em Planaltina (DF), o Centro MAGIS Burnier realizou o primeiro módulo da Catequese Narrativa, contando com a assessoria do mineiro Rodolfo Bernardino. Cerca de 25 catequistas participaram do evento, que aconteceu no Centro Catequético da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.

Com o objetivo de compartilhar metodologias e apresentar a Catequese Narrativa como um instrumento pedagógico para o processo catequético e evangelizador, o encontro teve caráter formativo e reuniu jovens de cinco paróquias do Vicariato Norte de Brasília (DF), se destacando, também, pela representatividade e diversidade de seu público. Para a jovem catequizanda Joslayne de Melo Barbosa, de 25 anos, que participou pela primeira fez de uma formação sobre Catequese Narrativa, “a atividade, pensada e planejada pelo assessor, Rodolfo ‘’Pompom’’, a partir do método do criador, Ruiz Gopegui, despertou a vontade de me tornar esse eco da voz de Cristo na vida de outras pessoas’’.

Joslayne ainda partilhou que a contação lúdica das histórias de Jesus chamou sua atenção. ‘’Contar as histórias daquilo que Cristo viveu e nos ensinou é a melhor forma de conhecer verdadeiramente o Cristo amigo. Afinal, foi Ele mesmo que também nos apresentou esse método ao nos falar em parábolas“, destacou a jovem. Para o Irmão Bira Oliveira, SJ, a Catequese Narrativa possui grande valor como instrumento evangelizador pois propõe que ‘’o catequizando faça, primeiro, uma experiência de Jesus’’. E continua: ‘’Fazer uma experiência de Jesus é transportar o jovem para a realidade vivida e experimentada por Cristo e seus apóstolos, contemplando e fazendo parte daquela história’’.

Ao tratar da importância dessa metodologia para a formação do jovem que assume a missão como catequista, Bira também nos explica que ‘’ao participar da vida de Jesus, o jovem catequizando poderá contar e transmitir essa narrativa a partir do fruto contemplado, ou seja, daquilo que ele ou ela mesmo/a experimentou efetivamente e afetivamente’’.

Próximo módulo

O segundo módulo da Catequese Narrativa será oferecida pelo Centro MAGIS Burnier nos dias 20 e 21 de julho.
Acompanhe o Centro no facebook e instagram e fique por dentro da programação completa de atividades.

 

Texto, fotos e informações: Centro MAGIS Burnier

Compartilhar
Twittar
+1