Tem início o Plano de Candidatos 2019

em 18 de março de 2019 por MAGIS Brasil

13 jovens irão viver em comunidades jesuíticas pelo país como forma de auxiliar no discernimento vocacional.

O Plano de Candidatos é um projeto de discernimento vocacional de jovens desejosos em conhecer melhor a Companhia de Jesus, possibilitando um acompanhamento mais aprofundado junto à missão dos jesuítas no Brasil. Um dos objetivos deste projeto é ajudar o jovem, inquieto vocacionalmente, a crescer na consciência e na liberdade para responder ao chamado à vida religiosa. Através da convivência comunitária em comunidades jesuíticas espalhadas pelo país, o Plano de Candidatos possibilita ao jovem a oportunidade de um discernimento vocacional para confirmar e decidir-se a pedir ou não o ingresso na Companhia de Jesus.

O jovem que se abre para viver essa experiência é convidado a “vir e ver” (Jo 1, 39) onde moram, trabalham, vivem e sonham os Companheiros de Jesus. Muito mais que um simples processo de entrada na ordem religiosa, esta metodologia foi implantada na Província dos Jesuítas no Brasil – BRA para auxiliar os candidatos no crescimento como pessoa, como cristão e como testemunha de Jesus Cristo no mundo atual, levando em consideração toda a história, realidade e dons desta pessoa que responde com generosidade o chamado de Deus.

Neste ano, 13 rapazes de diversos lugares do Brasil, após um período de acompanhamento e oração, foram enviados para experimentarem do modo de proceder dos jesuítas. Divididos em duplas, comunidades jesuíticas do Acre, Bahia, Ceará, Minas Gerais, São Paulo e Piauí são os locais que acolheram estes jovens em discernimento, sempre ligados diretamente à obras da Companhia de Jesus. Irão vivenciar na prática, com padres, irmãos e a comunidade local, a vida de oração e serviço aos demais, para confrontar esse estilo de vida com o chamado que sentiram, analisar as ressonâncias com suas próprias vidas e decidirem qual caminho seguir.

Durante este período, é trabalhado com os candidatos as dimensões humana, cristã, apostólica e vocacional, com práticas de oração individual e comunitária, desenvolvimento de autobiografia, vivência dos Exercícios Espirituais em 08 dias, visita ao noviciado da Companhia, além de experiências de voluntariado, formação e inserção social e eclesial. Tudo isso para que o jovem consiga enxergar e purificar a consciência de suas motivações vocacionais e, assim, responder seu chamado aonde ele consiga potencializar seus dons, ajudando na transformação do mundo e sendo mais para os demais.

Caso você tenha interesse em conhecer melhor este processo de discernimento ou queira indicar para algum jovem, basta entrar em contato pelo e-mail vocacao@jesuitasbrasil.org.br ou mensagem no WhatsApp para (11) 94312-7690 ou clique aqui.

 

Compartilhar
Twittar
+1