Programa MAGIS Brasil participa do 1º Encontro de Comunicadores da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA)

em 25 de maio de 2017 por MAGIS Brasil
Da esquerda para a direita, os colaboradores Vitor Bazucco, SJ, Elionardo Azevedo e Bruno Santiago

por Bruno Santiago*

De 17 a 19 de maio, no Rio de Janeiro (RJ), representantes do Programa MAGIS Brasil participaram do 1º Encontro de Comunicadores da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA). O evento aconteceu no Centro Cultural João XXIII e reuniu cerca de 50 colaboradores de instituições jesuítas de todo o Brasil.

Elionardo Azevedo, do Centro MAGIS Inaciano de Juventude (Fortaleza – CE), Bruno Santiago, do escritório nacional do Programa e do Centro MAGIS Anchietanum (São Paulo – SP), e Vitor Bazucco, SJ, do Centro MAGIS Amazônia (Belém – PA), representaram o Programa MAGIS Brasil durante o Encontro, que iniciou suas atividades na quarta-feira (17) com a realização da palestra ‘’A importância da comunicação em uma instituição religiosa’’, conduzida pelas professoras Lilian Saback e Julia Fatima de Jesus Cruz, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

Provocada a falar sobre os desafios de se implementar um trabalho de comunicação em rede, a professora Lilian comentou sobre a importância da descentralização da execução do trabalho a partir de um processo profundo de formação com colaboradores. ‘’Identificar potenciais multiplicadores e articuladores é sempre o primeiro passo para se efetivar um projeto de educomunicação em uma escala nacional. Estas pessoas serão a extensão do projeto maior, seja ele qual for, nas bases onde estamos inseridos’’, explicou Saback.

Entre momentos formativos, discussões e atividades práticas, o encontro também contou com uma ‘’Mostra de boas práticas de comunicação nas obras jesuítas’’, onde os participantes foram convidados a partilhar e apresentar trabalhos desenvolvidos em suas instituições. ‘’Foi um momento bastante enriquecedor de partilha e aprendizado para todos nós participantes. Tivemos contato com outras realidades, desafios e ideias. Foi bastante inspirador’’, comentou Vitor Bazucco, de Belém (PA), que trouxe a realidade amazônica para as discussões do evento.

Atendendo ao convite do evento, o Programa MAGIS Brasil apresentou duas ações recentes de comunicação para o público presente: o processo de divulgação e inscrições das Experiências MAGIS, realizadas em dezembro de 2016 e janeiro de 2017, e a cobertura de comunicação do III Fórum MAGIS Brasil, que aconteceu em abril e maio deste ano. Destaca-se, em ambos os projetos, o fato do trabalho ter sido desenvolvido de maneira colaborativa por meio da rede de colaboradores, jovens e jesuítas do MAGIS Brasil.

Grupo de comunicadores participantes do Encontro

Durante sua apresentação, o colaborador Elionardo, mais conhecido como Nino, chamou a atenção dos participantes para o uso de ferramentas gratuitas, de software livre (open source), e o aproveitamento de recursos técnicos e humanos para a execução dos projetos. ‘’A falta de recursos pode ser uma oportunidade para descobrirmos novas ferramentas e elaborarmos novas maneiras de desenvolver nosso trabalho. É preciso criatividade, cooperação e disposição’’, partilhou Nino.

Já na reta final do encontro, o grupo participante elegeu três prioridades para o trabalho de comunicação na Companhia de Jesus, com o objetivo de apresentar caminhos para o aprimoramento da missão nas obras e instituições jesuítas. São elas: 1- Comunicação como inteligência estratégica; 2 – Direcionamento institucional para a execução do trabalho de comunicação; 3 – Formação em comunicação para líderes, gestores e colaboradores.

O entendimento de que a comunicação precisa ser compreendida como um elemento estratégico e essencial dentro da atuação das obras jesuítas foi unanimidade entre os comunicadores e comunicadoras presentes – a realidade, todavia, nem sempre se apresenta de maneira favorável para o desempenhar dessa missão. Dessa forma, um evento como esse, ocorrido na última semana em terras cariocas, foi de suma importância para a caminhada dos participantes. Fica, então, o chamado para comunicarmos ‘’a boa notícia, que é o próprio Jesus Cristo ’’ [1], como nos pede Papa Francisco.

Já conhece os canais de comunicação da Província dos Jesuítas no Brasil (BRA)? Acesse o portal e a página no facebook para ficar por dentro de notícias e novidades da Companhia.


[1] Trecho da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais – 28/05/17

*Bruno Santiago Alface é colaborador do Programa MAGIS Brasil na área de comunicação

Compartilhar
Twittar
+1