Espaço Magis Feira de Santana

O Espaço MAGIS Feira de Santana foi pensado na perspectiva de funcionar como espaço de acolhida, formação e serviço de apoio às juventudes, promovendo atividades que auxiliem na construção de projetos de vida pessoal como dom e serviço para os demais. Assim, o EMJ deseja fortalecer o trabalho em rede iniciado pela Província dos Jesuítas no Brasil, e fomentar os elementos básicos de atuação, a saber: o diálogo com as culturas juvenis, o acompanhamento orientado na liberdade e na confiança, o compromisso com os jovens empobrecidos, o sentido de justiça e equidade, o cultivo da espiritualidade inaciana e o sentido de adesão e pertença. Nesta perspectiva, o EMJ já realizou missas convivium, Cines Magis, conversatórios, trilhas inaciana, Mais Juventude (evento local no período do DNJ), oração de Taizé, lucernário e oração pela arte.

Em 2017, tais atividades estão incluídas no calendário anual da Paróquia Todos os Santos, e cada uma apresenta uma coordenadoria própria. O EMJ não se restringe ao espaço físico delimitado na Comunidade Santo Inácio de Loyola. Nesse sentido, a Equipe intenciona promover atividades em todas as comunidades da Paróquia Todos os Santos; em locais diversos que não estão relacionados necessariamente à Igreja Católica. É um lugar aconchegante, onde todos podem se sentir à vontade, e assim ter liberdade para expressar os seus dons: na arte, no serviço e na espiritualidade. O espaço físico, como mencionado, é um centro de apoio, sendo que as atividades podem ser realizadas em outros espaços comunitários, ou mesmo em locais não relacionados diretamente com a paróquia em que está localizado.

Dessa forma, os eventos que já foram realizados objetivavam trazer novo olhar sobre o ritual litúrgico; discutir temas atuais e conflitantes para os jovens; instigar as juventudes a pensar e agir para o bem comum; fomentar o espírito jovem de ser contemplativo na ação; integrar os jovens das comunidades locais com o Reino de Deus a partir da arte, da dança, da música. Mediante isso, a missão primordial do EMJ, que anda em harmonia com o Programa MAGIS Brasil, é levar as juventudes ao encontro de Deus por meio do fortalecimento dos ideais sociais, ecológicos, culturais, filosóficos, inacianos. Sabemos que a demanda nesta região é crescente e urgente, uma vez que tem aumentado o número de jovens envolvidos com o tráfico de drogas e outras formas de violência que, aos poucos, acabam causando um processo de desvalorização e desumanização do jovem cidadão. Enquanto local de alegria e esperança, o EMJ emerge como um novo horizonte. Para tanto, a formação cultural da juventude em relação ao espaço socioambiental é fundamental tanto no crescimento de uma sociedade afetiva e harmonizada quanto na construção do bem comum e do Reino de Deus.

Endereço

Avenida Bahia, 185, Paróquia de Todos os Santos
Bairro Queimadinha, Feira de Santana /BA

Contato

espacomagisfsa@gmail.com

Redes Sociais

Nossa Rede

Notícias Relacionadas

Compartilhar
Twittar
+1