Retiro Projeto de Vida acontece em Belo Horizonte

em 24 de outubro de 2017 por MAGIS Brasil

Aconteceu, nos dias 06, 07, e 08 de outubro, em Belo Horizonte (MG), o Retiro Inaciano de Projeto de Vida, promovido pelo Espaço MAGIS BH. O encontro contou com a participação de trinta e quatro jovens de diversos lugares de Minas Gerais e de Marabá (PA). A organização e acompanhamento da atividade ficou sob responsabilidade de um grupo de jesuítas e de duas leigas – que formam a equipe de colaboração do Espaço MAGIS da capital mineira.

Para Daniel Lima, SJ, jesuíta integrante da Equipe do MAGIS BH, “o Retiro Inaciano de Projeto de Vida foi um tempo em que cada jovem teve a oportunidade de fazer a revisão da própria história, de contemplar o tempo presente com um olhar mais aguçado e real, e de vislumbrar o futuro com esperança e alegria. Foi também um tempo de perceber os sonhos, tomar consciências dos meios com e pelos quais se pode realizá-los. Foi, sem dúvida, um momento de busca de liberdade, de novos horizontes, de desejo de se transformar e transformar.”

Esta foi a primeira vez que essa modalidade de Exercício Espiritual foi proposta pelo Espaço MAGIS BH. Assim que as inscrições foram abertas, em poucos dias as vagas já haviam se esgotado, portanto, percebe-se uma grande demanda de jovens que desejam elaborar, rever ou reconstruir seus projetos de vida a luz da vontade de Deus.

Nayane Almeida, jovem que fez aceitou realizar a experiência de rezar o projeto de sua vida em Belo Horizonte, partilhou um pouco do seu sentimento após o Retiro. Confira:

O retiro foi uma oportunidade de se ausentar da rotina para me dedicar unicamente ao meu projeto de vida. Quando cheguei no local onde foi realizado senti uma paz proporcionada pelo contato com a natureza. Recebi um abraço de um dos presentes e naquele momento fui acolhida pelo MAGIS, o mais, o melhor, o maior. Vejo que o retiro seguiu um processo, inicialmente, o ambiente proporcionou acolhimento, a reciprocidade do outro me revelou a beleza do convívio. Eu percebi que os meus sentidos foram se tornando aguçados para perceber Deus nos sons dos passarinhos, no olhar para as flores, senti o toque do vento, e pude contemplar a imensidão do céu. Experiências que tive na minha individualidade, únicas que significaram que Deus se comunica diretamente a mim. E após cada momento de experiência única com Deus eu estava gradualmente me abrindo a receber o próximo, disposta me doar por inteiro para o outro. Nos momentos de partilha fomos compartilhando a vida, e percebendo que temos sentimentos e emoções em comum que é manifesta de forma diferente pela percepção única de cada um. Aprendemos a respeitar e amar o sagrado vive em nós. Projeto de vida é mais do que objetivo, meta, propósito de vida. É olhar a beleza da criação que se revela no ser humano e natureza. Desde nossa concepção já somos um milagre, sonhados e nutridos por Deus. Projeto de vida é se reconciliar com a própria história, buscar nossas raízes e perceber as lutas e limitações dos nossos antepassados e familiares. Quando nos abrimos a garimpar nossa origem recebemos muitas pistas de quem somos. Mas não somos somente o reflexo das nossas gerações, somos também o que construímos. E quando começamos a pensar no projeto de vida como protagonistas da própria história. E assim reacende os sonhos que nos trazem alegria, o grande sonho de Deus para nós, que sejamos felizes”. Acrescentou à sua fala uma conselho para o/a jovem que deseja pensar ou repensar o seu projeto de vida: “Oportunidades nos é dada todos os dias. Deus nos presenteia com o dom da vida e do amor. O projeto de vida é uma oportunidade que nos damos de projetar aquilo que nos impulsiona a dar essa resposta à vida e ao amor. Projeto de vida é ordenar o meu interior e comunhão com Deus. Quando o elaboramos percebemos que somos seres de relação e seja qual âmbito você queira desenvolver (família, escola, Igreja, amigos) irá percebendo que tudo converge para que nos torcemos abertos nos doar por inteiro e a colher muitos frutos sonhados por Deus. Jovem, se permita a essa oportunidade. Eu estou me permitindo e digo que vale a pena!”


Texto, fotos e informações: Espaço MAGIS BH

Compartilhar
Twittar
+1