Santo Alberto Hurtado: um apóstolo do século XX

em 18 de agosto de 2021 por MAGIS Brasil
Santo Alberto Hurtado: um apóstolo do século XX¹

Para conhecer:

Hoje celebramos e fazemos memória da vida de um jovem engajado na política e nos problemas sociais de seu tempo. A história² de um jesuíta polivalente, fiel seguidor de Jesus Cristo e comprometido com a justiça, com a educação e com o mundo intelectual. É também a grandeza de um santo do século XX, desses que se podem ver nas fotos mais do que nos quadros, que passavam o tempo na rua e cuja devoção segue crescendo na Igreja católica chilena e em toda a América Latina.

Para meditar:

“Somos chamados a ser apóstolos em todas as partes. Ser apóstolos não significa levar uma insígnia na abotoadura da jaqueta; não significa falar da verdade, mas vivê-la, encarnar-se nela, transformar-se em Cristo. Ser apóstolo não é carregar uma tocha na mão, possuir a luz, mas ser a luz […]. O Evangelho […], mais que uma lição, é um exemplo. A mensagem convertida em vida vivente”.

Vós sois a luz do mundo, discurso no Cerro San Cristóbal, Chile, 1940.

Para rezar:

Te convidamos a aproximar-se ao Evangelho de uma maneira diferente. Faça silêncio interior e imagine-se dentro da cena, como mais um discípulo. Fixe seus olhos em Jesus e saboreie um olhar, uma frase ou um sentimento, algo que possa tirar proveito para a sua vida.

Leitura do Evangelho segundo Mateus 25, 31-46

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estão à direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim’. Perguntar-lhe-ão os justos: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?’ Responderá o Rei: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes’. Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: ‘Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos. Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes’. Também estes lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos?’ E ele responderá: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer’. E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna”.

Agora converse com Jesus, como um amigo fala com outro amigo.

Para refletir:

• Como lutas em tua vida pelo Reino de Deus?
• O que significa para ti viver o Evangelho?

Para pedir:

• Te peço, Pai, para que me ajudes a construir o Reino de Deus.
• Te peço, Pai, pelas pessoas que sofrem em nosso mundo.

Santo Alberto Hurtado, rogai por nós!


¹ Adaptação e tradução do texto de Alvaro Lobo, SJ, publicado no portal Hozana Espanha e disponível em: https://hozana.org/es/publicacion/122269-san-alberto-hurtado-un-apostol-del-siglo-xx?utm_source=user&utm_medium=email_Hozana&utm_campaign=nouvelle_CP_9857_recorrido-ignaciano&userId=1145066

² Para conhecer mais sobre a trajetória de Santo Alberto Hurtado, acesse: https://magisbrasil.com/hurtado-20200818

Compartilhar
Twittar
+1