Contemplar nossa realidade

em 7 de janeiro de 2019 por MAGIS Brasil

Semana de Oração pelo Magis Centroamérica 2019

Dia 11 de janeiro se inicia o Magis Centroamérica 2019, evento que reúne juventudes inacianas do mundo inteiro para vivenciarem juntas uma experiência de fé, antecedendo a Jornada Mundial da Juventude no Panamá. O Programa MAGIS Brasil te convida a rezarmos em unidade durante essa semana por estes momentos importantes para todas as juventudes.

“E a luz brilha nas trevas,
e as trevas não conseguiram dominá-la” (Jo 1,5)

A América Latina é um continente marcado, paradoxalmente, por trevas e luzes. Encontramos muitas luzes nas riquezas naturais e culturais presentes nos diversos países. As luzes se manifestam na alegria do povo latino-americano, no sentimento de solidariedade e fraternidade, na busca do seguimento a Cristo, que se concretiza em tantas devoções e expressões religiosas. São muitas luzes que se fizeram e ainda se fazem presentes na nossa história, desde a nossa herança indígena, com a atualidade do pluralismo cultural das diversas nações na América Latina.

Apesar de tantas riquezas, nosso continente latino-americano é marcado por pobreza, trevas que castigam tantas pessoas. De acordo com Jon Sobrino, os “pobres são aqueles que estão próximos da morte lenta pela pobreza, para os quais sobreviver é uma carga pesada e sua tarefa máxima” (SOBRINO, 1996, p. 126). A pobreza, a desigualdade socioeconômica, a exclusão social, a exploração e a degradação da natureza, as guerrilhas e as migrações forçadas são realidades que, praticamente, envolvem todos os países da América Latina.

Mesmo num contente em que o povo tem tanta fé, o Reino de Deus é constantemente negado pela injustiça. “A credibilidade da Revelação vem sendo ameaçada entre nós sobretudo por causa de sua escandalosa ineficácia para a transformação duma realidade social injusta. Mais: a fé cristã é acusada de conivente e justificadora dessa situação” (LIBÂNIO, 2004, p. 34).

Diante dessa realidade tão paradoxal, somos convidados a olhá-la, contemplar as luzes e as trevas presentes na América Latina, a riqueza e a pobreza que convivem nos diversos países de nosso continente. Inspirados pela oração inaciana, vejamos as pessoas, uma após as outras, em suas diversidades culturais, uns chorando outros rindo, uns sãos e outros enfermos, uns nascendo e outros morrendo (cf. EE 106). Deixemo-nos ser interpelados por essa realidade, pela Palavra de Luz que insiste em se fazer presente diante de tantos desafios.

Texto bíblico: João 1,1-18

Pedido de graça: Senhor, ajude-nos a lançar um olhar corajoso para nossa realidade latino-americana e enxergar sua presença em nosso meio.

Provocações para a oração:

  • Quais contextos mais nos afetam e por quê?
  • Como num continente tão rico é possível haver tanta pobreza e injustiça?
  • Como somos provocados a buscar o Reino diante das situações de injustiça e exclusão social?

 

Boa oração!

Clique aqui e saiba mais sobre o Magis Centroamérica 2019

Compartilhar
Twittar
+1