Seminário online do MAGIS Brasil aborda a Amazônia em tempos de pandemia

em 14 de julho de 2020 por MAGIS Brasil

Em sintonia com a Campanha Ser Mais Amazônia, terceira palestra do Ciclo de Seminários Online do Programa MAGIS Brasil abordou Os Apelos da Amazônia em Tempos de Pandemia. Clique aqui e assista!

A terceira palestra do Ciclo de Seminários Online do Programa MAGIS Brasil aconteceu na última terça-feira, dia 07 de julho, e contou com a assessoria de Ima Vieira para trazer Os Apelos da Amazônia em Tempos de Pandemia como temática para o debate com o público. Ima é doutora em Ecologia pela University Of Stirling, na Escócia, é membro do Fórum de Mudanças Climáticas do estado do Pará, e também docente dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Além disso, ela participou do Sínodo Especial para a Amazônia, ocorrido em 2019, e, diante dessas experiências, compartilhou conosco suas reflexões e saberes.

Quais as especificidades da Amazônia no enfrentamento da pandemia, considerando seus povos, sistema de saúde, seus aspectos culturais e geográficos? Como o avanço da Covid-19 revela as vulnerabilidades da região e seus povos? Quais as medidas urgentes, necessárias e possíveis para o atendimento da região nesse tempo de crise?

Essas foram as provocações que deram o tom da fala introdutória da assessora, que depois aprofundou o debate junto com quem estava assistindo o seminário, através de perguntas que foram enviadas pelos comentários no YouTube do MAGIS Brasil, canal por onde os seminários são transmitidos. A professora recordou o histórico de violências e devastações que ocorrem na Amazônia, que enfrenta problemas socioambientais complexos e diversificados há anos. Hoje, a associação dessas problemáticas com a pandemia, faz com que a região viva “talvez um dos períodos mais críticos da sua história”, de acordo com a análise de Ima, já que a demanda maior por tratamento em unidades de saúde, pode também levar ao colapso dos sistemas de saúde nos estados e provocar um desastre maior ainda do que já está sendo provocado na vida dos povos indígenas e tradicionais.

Para dar a dimensão de como a realidade da pandemia na região amazônica merece uma atenção especial, a doutora trouxe dados que mostram a rápida curva de crescimento das contaminações e a insuficiência do sistema de saúde da região para atender às necessidades da população. Além disso, todos os indicadores sociais da Amazônia apresentam valores inferiores às médias brasileiras. Todo esse contexto se intensifica diante do cenário político que temos vivido, com veiculação de notícias falsas que confundem a população e o descrédito que a ciência e as instituições públicas vêm sofrendo, por exemplo.

Diante disso, Ima apresentou os diagnósticos feitos pela encíclica Laudato Si’, pelo Sínodo para a Amazônia e pela Exortação Apostólica Pós-Sinodal Querida Amazônia como importantes denúncias de tudo aquilo que diminui o valor da vida na Amazônia e como bons indicativos de caminhos a serem percorridos e buscados, pautados na ecologia integral: “Essa tríade de ecologia integral coloca a Igreja Católica num campo ecológico de alcance internacional pra ajudar a gerar uma conscientização da sociedade em prol da conservação do meio ambiente, da defesa da vida, das culturas, espiritualidades e dos direitos”.

Ao final, a professora enfatizou a importância da informação qualificada, da divulgação de dados nas mídias e da articulação de movimentos sociais para dar visibilidade às demandas da Amazônia.  Neste sentido, ela destaca também a necessidade de um projeto para a região que contribua com seu desenvolvimento educacional, ambiental, social, econômico, a partir das necessidades e experiências próprias dos povos. Ima agradeceu a oportunidade e motivou aos jovens do MAGIS a continuarem a colaborar com esta causa, colocando-se à disposição para fortalecer a luta conosco.

É importante lembrar que você pode assistir à palestra na íntegra clicando aqui. O próximo seminário deste ciclo acontecerá no dia 06 de agosto, também às 20h, pelo canal do MAGIS Brasil no YouTube, e abordará a temática do racismo em tempos de pandemia. Te esperamos por lá!

Compartilhar
Twittar
+1