Semana de Inácio de Loyola – 1º DIA

em 24 de julho de 2018 por MAGIS Brasil

Em preparação para o dia de Santo Inácio de Loyola, de que se faz memória em 31 de julho, o MAGIS Brasil preparou a Semana de Inácio de Loyola. Serão 07 dias com 07 conteúdos diferentes para reflexão e oração a partir dos ensinamentos do fundador da Companhia de Jesus.

1º Dia:  Aja como se tudo dependesse de você, sabendo bem que, na realidade, tudo depende de Deus.

A frase de hoje é atribuída a Santo Inácio. Apesar dele nunca a ter deixado registrada, é plenamente possível extraí-la de alguns de seus escritos. Para Inácio, ser e fazer; contemplação e ação; oração e vida profética; estar totalmente unido a Ele e completamente inserido no mundo são tensões criativas e fontes de possibilidades (Cf. CG XXXV, d. 2, n. 9). Ser “contemplativo na ação” talvez seja o segredo para viver essa polaridade entre ação dos homens e confiança em Deus.

Essa frase exprime uma riqueza inesgotável da espiritualidade cristã. É como que uma chave de interpretação para a ação nos dias de hoje. Tira-nos, de um lado, de todo egocentrismo, egoísmo, vaidade e individualismo dos tempos atuais, e do outro, afasta o medo, a insegurança, a mediocridade e a falta de compromisso com a construção do Reino de Deus. Agir como se tudo dependesse de você significa ir ao núcleo de suas potencialidades e lá encontrar suas energias fundantes. Colocar toda a confiança em Deus o conecta a sua verdadeira identidade de criatura, pondo-o em relação com o Autor e Princípio da vida.
Experimente viver sua vida a partir dessa polaridade.

Provocação:  em sua vida, em que ambientes e situações você enxerga a necessidade de ser mais “contemplativo na ação”?
Sugestão Bíblica:  Jo 14, 14-20


Confira a reflexão do: 2º Dia | 3ºDia |  4º Dia  |   5º Dia  |  6º Dia  |   7º Dia

 

Compartilhar
Twittar
+1