Semana de Inácio de Loyola – 2º DIA

em 25 de julho de 2018 por MAGIS Brasil

Em preparação para o dia de Santo Inácio de Loyola, de que se faz memória em 31 de julho, o MAGIS Brasil preparou a Semana de Inácio de Loyola. Serão 07 dias com 07 conteúdos diferentes para reflexão e oração a partir dos ensinamentos do fundador da Companhia de Jesus.

2º Dia:  “O amor consiste mais em obras do que em palavras”

Essa frase de Inácio é uma primeira definição do que, para ele, consiste o amor. É um conceito que atravessa os tempos. Certamente as palavras do Evangelista João inspiraram Inácio:  “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16). O modelo de amor para Inácio é o Amor de Deus, que não fica apenas em um plano platônico e idealista, mas ganha carnes e se reflete em ações concretas a favor do gênero humano. É um amor capaz de morrer na cruz e de dar o que for preciso. “Pois és muito precioso para mim, e mesmo que seja alto o teu preço, é a ti que eu quero! Para te comprar, eu dou, seja quem for; entrego nações, para te conquistar!” (Is 43, 4).

Esse Amor de Deus é o que deve inspirar o amor dos tempos atuais. Não se trata de amor-emoção ou de amor-sentimento. Ao revés, consiste em amor-compromisso, serviço, doação, fidelidade. Em um tempo em que o amor está quase banalizado, experimente fazer boas obras (atitudes, condutas, comportamento) com aqueles que são menos amados nos dias de hoje. Talvez sejam esses que melhor podem ensinar a real essência do amor cristão.

Provocação: Como tem sido a qualidade do amor que ofereço para as outras pessoas?
Texto Bíblico: I Co 13, 1-13: “O amor jamais acabará”.


Confira a reflexão do: 1º Dia | 3ºDia|  4º Dia  |   5º Dia  |  6º Dia  |  7º Dia

Compartilhar
Twittar
+1