Semana de Inácio de Loyola – 3º DIA

em 26 de julho de 2018 por MAGIS Brasil

Em preparação para o dia de Santo Inácio de Loyola, de que se faz memória em 31 de julho, o MAGIS Brasil preparou a Semana de Inácio de Loyola. Serão 07 dia com 07 conteúdos diferentes para reflexão e oração a partir dos ensinamentos do fundador da Companhia de Jesus.

3º Dia:  “O Amor é comunicação de ambas as partes”

(…) “Isto é, quem ama dá e comunica o que tem ou pode a quem ama. Por sua vez, quem é amado dá e comunica ao que ama” (EE 231)

Mais uma frase de Inácio sobre o amor. Interessante como, nos Exercícios Espirituais, ele deseja que o cristão viva o amor verdadeiro e, não, apenas, uma paixão fugaz e efêmera. Daí a sua intenção de conceituar o amor. A definição de hoje é complementar da de ontem. Se o amor se faz obras, ele se movimenta, age, comunica o que tem e pode ao outro. A novidade de Inácio aqui é a reciprocidade. Para ele, o amor é correspondência, solidariedade. Aquele que tem dá a quem não tem o que é e possui, e vice-e-versa. Isso implica que é próprio do amor multiplicar suas iniciativas.

Nos tempos atuais, percebe-se muitos relacionamentos afetivos abusivos. Ciúmes, dominação, “jogos sentimentais”, competição, inveja… esses são situações constantemente verificadas em um relacionamento de casal. Uma parte suporta mais que a outra, espera, se doa mais, aguenta a outra mudar. Contudo, há de se perguntar se é realmente o amor que permeia essa relação. O amor é comunicação mútua, como diria Inácio. Reflita se seus relacionamentos afetivos estão sendo assim.

Provocação: Qual a qualidade de meus relacionamentos afetivos mais próximos? Eles têm sido comunicação?
Texto Bíblico: Ct 8, 1-7: “Se alguém oferecesse todas as riquezas de sua casa para comprar o amor, como total desprezo o tratariam”


Confira a reflexão do: 1º Dia |  2º Dia |  4º Dia  |  5º Dia  |  6º Dia  |  7º Dia

Compartilhar
Twittar
+1