Semana de Inácio de Loyola – 4º DIA

em 27 de julho de 2018 por MAGIS Brasil

Em preparação para o dia de Santo Inácio de Loyola, de que se faz memória em 31 de julho, o MAGIS Brasil preparou a Semana de Inácio de Loyola. Serão 07 dia com 07 conteúdos diferentes para reflexão e oração a partir dos ensinamentos do fundador da Companhia de Jesus.

4º Dia:  “Não é o muito saber que sacia e satisfaz a pessoa, mas o sentir e saborear as coisas internamente” (EE 2, 4)

Sentir e saborear internamente tudo aquilo que vivemos, reparar nos detalhes cotidianos, nos pequenos acontecimentos, e recolher para si aquilo que mais lhe toca: esse é o convite de Inácio por trás de sua frase. Mestres em Artes, o que significa ser graduado em Filosofia e Teologia, Inácio era um homem que conhecia o pensamento predominante de seu tempo. Havia estudado os maiores filósofos na famosa Universidade de Sorbonne, em Paris. Contudo, sabia que entre entender e sentir, o segundo era existencialmente para o ser humano mais importante que o primeiro.

“Que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida?” (Mc 8, 36). A frase de Jesus aos discípulos foi retomada por Inácio para a conversão de São Francisco Xavier. Poderíamos adaptá-la ao pensamento de Inácio que estamos hoje abordando: “Que adianta alguém entender o mundo inteiro, se não o experimenta, goza e dele usufrui?”. Não seria isso que Paulo também intuiu ao escrever “Ainda que eu conhecesse todos os mistérios e toda a ciência […] mas se não tivesse amor, eu nada seria” (1 Co 13, 2)? Saboreie as coisas boas da vida, se deixe afetar pelos detalhes desse mundo, permita-se agir com paixão, leia o poema que te toca, compartilhe as alegrias das pequenas sutilezas, enfim… “sinta e saboreie as coisas internamente”.

Provocação: Tenho me permitido sentir e saborear as coisas que são mais importantes para mim?
Texto Bíblico: Lc 10, 38-42: “Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”


Confira a reflexão do: 1º Dia |  2º Dia |  3ºDia  |  5º Dia  |  6º Dia  |  7º Dia

Compartilhar
Twittar
+1