Semana de Inácio de Loyola – 5º DIA

em 28 de julho de 2018 por MAGIS Brasil

Em preparação para o dia de Santo Inácio de Loyola, de que se faz memória em 31 de julho, o MAGIS Brasil preparou a Semana de Inácio de Loyola. Serão 07 dia com 07 conteúdos diferentes para reflexão e oração a partir dos ensinamentos do fundador da Companhia de Jesus.

5º Dia:  “Amar a Deus em todas as coisas e todas as coisas n’Ele”  (Constituições 288)

“Estar no mundo, sem sair do mundo”. Até à época de Santo Inácio, todo aquele que se sentisse chamado à santidade deveria naturalmente afastar-se do mundo e de seus perigos e buscar refúgio no deserto, nas montanhas ou nos conventos. Conforme Inácio crescia no Espírito, começou a ver as coisas de outra maneira. Ele começou a “ver Deus em todas as coisas”. Tudo lhe falava de Deus e ele insistia em servir a Deus naquilo que fazemos, no cotidiano. Por isso devemos prestar atenção ao que estamos fazendo: para quê? para quem? com quê intenção? qual a motivação? a inspiração?”

É característico da espiritualidade inaciana encontrar a Deus na vida cotidiana. O ritmo da sociedade pós-moderna, e sobretudo o culto à novidade, ao efêmero, ao superficial, pedem de nós recuperar a dimensão de profundidade em nossa vida diária. Pe. Arrupe assim expressa que “uma experiência não refletida é uma experiência não vivida”. A expressão “viver a vida” não é exaltar uma vitalidade superficial, mas viver a vida em profundidade. É importante dar atenção às ressonâncias interiores de tudo aquilo que acontece no dia-a-dia, para considerá-las a partir do mais profundo de nós mesmos, pois o santuário da presença de Deus está nesse espaço de intimidade entre o Criador e a criatura.

Provocação: Em quais ambientes e acontecimentos eu não enxergo a presença de Deus? Como posso auxiliar na mudança dessa situação?
Textos Bíblico:  Rm 8, 18-26: “O Senhor amou o mundo”


Confira a reflexão do: 1º Dia |  2º Dia  |   3ºDia  |  4º Dia  |  6º Dia  |  7º Dia

Compartilhar
Twittar
+1