Semana de Inácio de Loyola – 6º DIA

em 29 de julho de 2018 por MAGIS Brasil

Em preparação para o dia de Santo Inácio de Loyola, de que se faz memória em 31 de julho, o MAGIS Brasil preparou a Semana de Inácio de Loyola. Serão 07 dia com 07 conteúdos diferentes para reflexão e oração a partir dos ensinamentos do fundador da Companhia de Jesus.

6º Dia:  “É necessário pressupor que todo bom cristão deve estar mais pronto a salvar a afirmação do seu próximo do que a condená-la”  (EE 22)

No tempo de Inácio, vivia-se em um clima de suspeitas a respeito dos desvios espirituais, condenando-se facilmente o outro sem antes verificar seu real pensamento. Era o tempo da Reforma Protestante. Qualquer cristão que questionasse os artigos de fé da Igreja poderia ser taxado de herege e ser queimado. Inácio sofreu com isso. Por três vezes, foi preso pela Inquisição e teve que se defender em um processo. Inácio sabia da necessidade de estar mais pronto a salvar o pensamento do próximo que a condená-lo.

Como podemos traduzir o conselho de Inácio para os dias de hoje? Em termos simples, significa se aproximar do pensamento do outro sem preconceito. Nesse sentido, é importante conhecer o contexto do outro, sua bagagem cultural, sua história, suas dificuldades. Agir com misericórdia também é outro segredo. “Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5, 7). Escutar com o coração e acolher internamente a pessoa na revelação de suas palavras é dom de Deus. Fofocas, intrigas, maledicências são todas ações que não condizem com a salvação do pensamento do outro. Se assim o fizermos, nossas conversas construirão redes fraternas que se traduzirão em ações solidárias. Faça um exame de consciência sobre suas atitudes.

Provocação: As palavras que saem de minha boca têm mais abençoado ou amaldiçoado o outro?
Texto Bíblico: Tg 3, 1-12: “Aquele que não peca no uso da língua é um homem perfeito, capaz de refrear também o corpo todo”


Confira a reflexão do: 1º Dia |   2º Dia  |   3ºDia  |  4º Dia  |  5º Dia  |  7º Dia

Compartilhar
Twittar
+1