Ser Mais Amazônia

A cada ano, o Programa MAGIS Brasil propõe uma Campanha como inspiração temática que orienta os diversos trabalhos com jovens. Por meio de um tema comum, um conjunto de ações e projetos são empreendidos em todos os locais onde estamos presentes. A escolha de cada tema é feita com base nos eixos que estruturam a ação do Programa e compõem sua agenda de trabalho junto aos jovens. São eles: Exercícios Espirituais; Justiça Socioambiental; Pedagogia da Formação; Vocações; e Voluntariado e Inserção Sociocultural.

Tendo se dedicado aos temas Ser Mais Consciente e Ser Mais Livre, nos dois anos anteriores, este ano apresentamos o tema Ser Mais Amazônia como o inspirador das ações de 2020. As motivações que levaram à escolha são muitas, de ordem espiritual, social e apostólica. Além de a Amazônia ser uma Preferência Apostólica dos Jesuítas da Província do Brasil, o cuidado com a Casa Comum é uma preferência da Companhia Universal. Somado a isso, em unidade com a Companhia de Jesus no Brasil e no mundo, a Campanha Ser Mais Amazônia reafirma o compromisso do eixo Justiça Socioambiental do MAGIS Brasil em construir, com jovens, novas formas de relação com o ambiente e mudanças de práticas pessoais e institucionais

Dentre tantas motivações, podemos destacar o kairós que é o Sínodo Especial para Amazônia, convocado pelo Papa Francisco e realizado em outubro de 2019, que já traz frutos como, por exemplo, a Exortação “Querida Amazônia” publicada pelo pontífice no dia 12 de fevereiro deste ano (clique aqui e confira o documento na íntegra). Avaliamos que esse momento de graça nos convoca a voltar o olhar para a realidade amazônica, como oportunidade de viver uma conversão ecológica integral.

Nosso entusiasmo ao propor Ser Mais Amazônia como tema para a Campanha anual do Programa MAGIS cresce também pela convicção de que jovens são o ponto de emergência de uma nova cultura ecológica, que concilia proteção ambiental e justiça social, como elementos para o desenvolvimento sustentável. “Os jovens continuam abertos ao futuro, com a esperança de construir uma vida digna num mundo reconciliado e também pacificado com o meio ambiente”, reconhecem os jesuítas (PAU, 2019). Também o documento final do “Sínodo os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional” (2018) reconhece que, entre os jovens, “é vigorosa e generalizada a sensibilidade pelos temas ecológicos e da sustentabilidade, que a encíclica Laudato si’ soube catalisar” (JFDV, 46).

A Campanha Ser Mais Amazônia propõe que nos voltemos à multiétnica, multicultural e multirreligiosa (DAP, 86) realidade amazônica, ameaçada pela destruição e exploração ambiental e pela violação de direitos de sua população. Queremos, como jovens e com jovens, “aprender, dialogar e responder com esperança e alegria aos sinais dos tempos junto aos povos da Amazônia” (ILSA, 34) e incentivar relações mais justas, de comunhão e de cuidado com as pessoas, com a sociedade e com a natureza.

E como primeiro passo para adentrar nessa imensidão de vida que é a Amazônia, te convidamos a conferir o primeiro subsídio da campanha, que apresenta toda proposta que é trazida pelo Programa MAGIS Brasil.

Clique aqui e faça o download do Subsídio de Apresentação

Compartilhar
Twittar
+1