Centro MAGIS Anchietanum realiza Simpósio de Juventude e Fé 2019

em 2 de maio de 2019 por MAGIS Brasil

Esta edição do Simpósio, realizado dias 26 e 27 de abril, em São Paulo (SP), refletiu os desafios da missão da Igreja junto às jovens gerações e aprofundou as indicações pastorais apontadas pelo Sínodo dos Bispos de 2018, que teve o tema “Os Jovens, Fé e o Discernimento Vocacional”.

A conferência de abertura foi assessorada pelo Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ (Superior do Núcleo Apostólico SP da Província BRA), trazendo uma reflexão sobre a transmissão da fé entre a Igreja e os jovens nos dias de hoje. “A doutrina não é mais importante do que a vida, a transmissão da fé se faz pela vida”, comentou Contiere.

Com certeza a juventude tem uma boa notícia para anunciar”, disse o Bispo Antônio Carlos Cruz Santos, MSC (Referencial do Setor Juventude no Regional da CNBB Nordeste II), que conduziu a mesa sobre os apontamentos do Sínodo dos Bispos de 2018 como forma de diálogo com as juventudes.

A terceira mesa, que trouxe o tema do discernimento vocacional como forma de uma Igreja em saída, foi assessorada pelo Pe. Jaldemir Vitório, SJ (Professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE). “Temos que ser jovens abertos à esperança, não podemos ser preconceituosos e moralistas”, comentou Vitório.

Além disso, temas como o acompanhamento de jovens, pastoral juvenil, cultura vocacional, formação integral e as experiências de Deus na vida dos jovens na atualidade também foram trabalhados com os jovens em grupos de reflexão e discussão.

Compartilhar
Twittar
+1