Superior Geral da Companhia de Jesus visita Centro MAGIS Anchietanum

em 26 de outubro de 2017 por MAGIS Brasil

No dia 25 de outubro, quarta-feira, o Superior Geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa, SJ, visitou o Centro MAGIS Anchietanum, localizado na zona-oeste da cidade de São Paulo. A visita ao Anchietanum marcou também o primeiro contato de Arturo com o Programa MAGIS Brasil, que em nosso país configura a rede inaciana de trabalho com a juventude.

Padre Arturo foi recebido por padre Jonas Caprini, diretor do Anchietanum e coordenador nacional do Programa MAGIS Brasil, por Irmão Bira Oliveira, coordenador do Plano de Candidatos à Companhia de Jesus, pela equipe de trabalho da casa e por alguns jovens colaboradores voluntários. O jesuíta venezuelano estava acompanhado pelo Provincial dos Jesuítas no Brasil, padre João Renato Eidt, por Padre Vicente Zorzo, superior da Plataforma Apostólica Sul 1, e por padre Claudio Paul, assistente para a América-Latina Meridional da Companhia de Jesus.

Apesar de breve, a visita de Arturo Sosa ao Anchietanum foi marcada pela profundidade nas discussões e diálogo com o público presente. Após chegar a casa, Arturo demonstrou interesse em conhecer todas as instalações do Centro MAGIS – desde a Capela, cujo projeto artístico e arquitetônico é assinado por Cláudio Pastro, até as salas de reunião e trabalho com jovens.

Bate-papo, reflexões e aprendizados

Depois de conhecer a estrutura local, Sosa foi convidado para participar de um momento de apresentações e bate-papo com os participantes do encontro. Thaís Augusto, Jonas Caprini, Davi Caixeta e Bira Oliveira, respectivamente, apresentaram ao Superior Geral e sua comitiva informações e reflexões sobre as realidades juvenis brasileiras, sobre o Programa MAGIS Brasil e sobre a missão e ações do próprio Anchietanum.

Atento as informações transmitidas, padre Arturo provocou o grupo de jesuítas e colaboradores presentes a refletir sobre a importância de uma boa preparação da juventude brasileira em vista da próxima edição do Sínodo dos Bispos, que acontecerá em 2018 e apresentará como tema central ‘’Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’’. ‘’O Papa está pedindo que a Igreja saiba escutar os jovens. Como vocês vão falar com a Igreja?’’, indagou o Superior Geral.

Sosa também fez questão de comentar sobre a conjuntura sociopolítica das juventudes latino-americanas. ‘’As juventudes do Brasil e da América-latina possuem um mesmo desafio em nosso mundo atual: poder ser jovens. Vivemos em uma realidade social e política na América-latina que impede milhares de pessoas de viver plenamente a etapa da juventude. Observamos os números estatísticos relacionados ao trabalho escravo e juvenil, conflitos, violências e por isso é preciso alertar a nossa sociedade de que os jovens necessitam viver e, dessa forma, condições sociopolíticas precisam ser reivindicadas’’, partilhou Arturo.

O Superior Geral também enfatizou a importância do trabalho da Companhia de Jesus estar inserido nas lutas pela preservação dos direitos humanos e políticos dos/as jovens. ”Quantos jovens temos no Brasil? E quantos destes jovens têm acesso ao ensino superior? A situação é alarmante e, por isso, precisamos – enquanto Companhia de Jesus – trabalhar para transformar esse cenário”, finalizou padre Arturo.

No Brasil desde o dia 16 de outubro, o jesuíta venezuelano já visitou diversas obras e instituições da Companhia de Jesus, como a Universidade Católica do Pernambuco (UNICAP), em Recife (PE), a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte (MG), o Colégio São Luís e o Páteo do Colégio, em São Paulo (SP).

Arturo Sosa, Superior Geral da Companhia de Jesus

Padre Arturo Sosa foi eleito Superior Geral da Companhia de Jesus em 14 de outubro de 2016, durante a realização da 36ª Congregação Geral (36º CG), tornando-se o 31º sucessor de Santo Inácio de Loyola, fundador da Ordem religiosa. Nascido em Caracas (Venezuela), no dia 12 de novembro de 1948, Padre Arturo Sosa entrou para a Companhia de Jesus em 1966 e foi ordenado sacerdote em 30 de julho de 1977.

Acesse www.jesuitasbrasil.com/padrearturososa e leia a entrevista do Pe. Arturo Sosa após sua eleição como Superior Geral da Companhia de Jesus.


Texto: Bruno Santiago/Programa MAGIS Brasil

Informações e fotos: Núcleo de Comunicação da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) / Centro MAGIS Anchietanum / Osvaldo Meca / Rodrigo Silva / Ir. Lucemberg, SJ

Compartilhar
Twittar
+1