Jovens estudantes jesuítas e equipe de jesuítas formadores reunidos.
“Toda vocação é dom de Deus”

A Rede Inaciana de Juventude, através do Programa MAGIS Brasil, tem oferecido instrumentos de animação e acompanhamento vocacional que conduzem os jovens a buscar o sentido da vida e seu lugar na construção do Reino. O discernimento vocacional é estruturado num processo de formação integral e por isso não pode ser desassociado de outras redes e obras que compõem o corpo apostólico da Companhia de Jesus.

Nesse sentido, na última semana (23 a 25 de agosto), o Pe. Edson Tomé, SJ (Secretário para Juventude e Vocações) esteve participando em um dos momentos da reunião da Comissão de Formação em Belo Horizonte (MG). Essa comissão é composta por padres jesuítas que acompanham os candidatos à Companhia e os jesuítas em formação da Província do Brasil. Nesta ocasião, a presença do Secretário foi acolhida com o objetivo de refletirem sobre as luzes e os desafios da formação na dimensão humanística-intelectual, no acompanhamento das juventudes, na promoção e animação vocacional. Além disso, foi possível, num exercício de aproximação, escutar os membros da Comissão sobre como eles veem o trabalho de promoção, animação e acompanhamento vocacional oferecido pelo Programa MAGIS Brasil e quais sugestões e observações eles têm para a perspectiva desse trabalho.

A nossa Rede sai desse encontro muito agradecida pelo tempo dividido e pelas conversas e, também, com muito ânimo para que nosso trabalho dê ainda mais frutos a partir das luzes que ouvimos e compartilhamos.


Dando continuidade a esse exercício de aproximação e escuta, o Secretário teve um espaço de partilha e diálogo com os estudantes jesuítas e a equipe de formadores que residem em Belo Horizonte (MG). Os jesuítas em formação são jovens universitários, engajados em várias obras e serviços que lidam com as mais distintas juventudes, desde as engajadas em movimentos e comunidades, pastorais e movimentos juvenis, refugiadas e indígenas, universitárias, entre outras. Foi um tempo oportuno para dividirem como eles estão diretamente implicados nesse processo e suas impressões sobre o trabalho de animação e acompanhamento vocacional. Nesta oportunidade, o Pe. Edson Tomé, SJ fez um convite explícito para produção de conteúdos promocionais para web e participação ativa junto às juventudes, em especial junto àqueles que sentem o chamado à vida religiosa na Companhia de Jesus. Os jovens jesuítas possuem um lugar de fala muito especial por terem um projeto de vida bem orientado na construção do Reino e estarem realizando-o inseridos no mundo juvenil contemporâneo.

Foi um momento oportuno, também, para explanação das primeiras impressões do Secretário sobre o trabalho que já vem sendo realizado, agradecendo aos estudantes pela dedicação e reforçando que essa parceria tem um canal permanentemente aberto para que eles possam opinar, sugerir, compartilhar ideais e participar ativamente colocando seus dons e suas vidas a serviço.

Ainda aproveitando sua estadia em Belo Horizonte, o Pe. Edson Tomé, SJ teve um encontro com o Pe. Álvaro Augusto Negromonte Pereira, SJ (Coordenador do Núcleo Apostólico Belo Horizonte e Santa Luzia) para dialogar sobre o trabalho e o acompanhamento das juventudes a partir da nossa presença nas universidades, do Espaço MAGIS BH e do Espaço MAGIS Trindade, que fazem parte deste núcleo.

Na terceira Preferência Apostólica Universal da Companhia de Jesus destaca-se que “acompanhar os jovens exige de nós coerência de vida, profundidade espiritual, abertura à partilha da vida-missão na qual encontramos sentido para o que somos e fazemos”, e é, então, nesse movimento que as visitas aos núcleos apostólicos e as partilhas com os diversos jesuítas e colaboradores/as da missão da Rede Inaciana de Juventude se tornam tão necessárias e potentes. Ao nos dispormos a acompanhar os/as jovens nesta caminhada rumo à construção de um futuro cheio de esperança, sabemos que podemos aprender uns com os outros e com os/as jovens a encontrar Deus em todas as coisas.


Compartilhar.
Deixe uma resposta