Vocações Jesuítas

Companhia de Jesus é uma ordem religiosa de padres e irmãos fundada por Santo Inácio de Loyola, sendo aprovada oficialmente pelo Papa Paulo III, em 27 de setembro de 1540. Da experiência do grupo primeiro de universitários que se definiam como “Amigos no Senhor”, hoje já somam cerca de 16 mil jesuítas atuando em torno de 100 países dos cinco continentes. 

Esta página é especialmente dedicada a você, que gostaria de conhecer mais e melhor sobre a Companhia e seu trabalho no Brasil. Aqui você encontrará informações sobre o nosso carisma e suas características, as etapas do discernimento vocacional e da formação jesuítica, além de um vídeo com a partilha de jesuítas padres e irmãos sobre suas vidas e missão. Explore este espaço à vontade!

Se você é um jovem, está inquieto vocacionalmente e deseja conhecer a Companhia de Jesus, entre em contato conosco preenchendo este formulário.  

Apresentação 

Algumas pessoas são chamadas a servir à Igreja como leigos/as e outras, como religiosos/as, nas diversas ordens, congregações e movimentos. Por isso, toda vocação cristã é, antes de mais nada, uma vocação ao seguimento de Jesus. 

“Para cada homem e mulher, a vocação – apesar de ter momentos fortes e privilegiados – comporta uma longa viagem. A Palavra do Senhor requer tempo para ser entendida e interpretada; a missão, a que ela chama, revela-se progressivamente […] Neste processo, os traços fundamentais do discernimento são a escuta e o reconhecimento da iniciativa divina, uma experiência pessoal, uma compreensão progressiva, um acompanhamento paciente e respeitoso do mistério em ação, um destino comunitário” (Documento Final do Sínodo dos Jovens, 77). 

Uma das Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus é acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança. Acreditamos que, de um modo especial, aqueles que vivem inquietações vocacionais “precisam ser ajudados a unificar as variadas experiências e a interpretá-las numa perspectiva de fé, superando o risco de dispersão e reconhecendo os sinais com que Deus lhes fala” (Documento Final do Sínodo dos Jovens, 77). Assim, os jesuítas convidam jovens rapazes a um discernimento vocacional a partir do conhecimento mútuo entre o candidato que quer ser jesuíta e a Companhia de Jesus que quer acolhê-lo como companheiro. 

Carisma 

Na Igreja Católica, há diversas formas de seguir e servir a Cristo, o que se chama de carisma. “Quanto mais um carisma dirigir o seu olhar para o coração do Evangelho, tanto mais eclesial será o seu exercício”, diz Papa Francisco em sua encíclica A Alegria do Evangelho, n.130

O carisma da Companhia de Jesus é o serviço da fé, do qual a promoção da justiça, o diálogo inter-religioso e com a cultura moderna são frutos de um compromisso com o Reino, assumido não sozinho, mas em companhia. Há atitudes, valores e padrões de conduta que, em seu conjunto, constituem o que podemos chamar de características da vocação a este carisma. Elas ecoam da vida de Inácio e dos primeiros jesuítas e das necessidades apostólicas encontradas. 

Características do carisma jesuítico 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapas do discernimento vocacional 

Estamos convencidos de que Deus chama a cada um em particular. Entretanto, cremos que, algumas vezes, esse chamado individual é feito a pessoas que servirão em uma missão comum, uma mesma e única vocação. A Companhia de Jesus é, portanto, uma possibilidade entre muitas de se fazer servidor da missão de Cristo. 

Assim, explicitar a dimensão vocacional em nossas obras é reconhecer e valorizar nosso próprio chamado e abrir caminhos para que os jovens conheçam e tenham a coragem de responder fielmente aos apelos que Deus lhes propõe. É aproximar do sonho de ver surgir, entre as pessoas com quem trabalhamos, vocações jesuítas. 

Com o objetivo de prestar um serviço à Igreja, a Companhia trabalha o Discernimento Vocacional em três etapas: 

PROMOÇÃO 

Em todas as regiões do Brasil, promovemos atividades que levam a juventude a se perguntar qual o sentido da vida, especialmente, através dos Exercícios Espirituais para Jovens, em que propomos a elaboração de seus projetos de vida. Os Centros e os Espaços MAGIS e outras obras jesuítas oferecem, na sua programação anual, além das atividades cotidianas, atividades específicas para o despertar vocacional. 

ACOMPANHAMENTO 

O serviço de acompanhamento acontece de forma pontual e contínua com aqueles que se encontram inquietos vocacionalmente. O jesuíta busca, no acompanhamento, apresentar e perceber sinais vocacionais no jovem para a Companhia de Jesus. Esse acompanhamento ocorre de forma individual e em grupos, por meio dos GAVI (Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano). Após o acompanhamento vocacional responsável e contínuo, aprovado, o jovem é levado a viver a experiência do Plano de Candidatos, tendo como horizonte a entrada no Noviciado. 

PLANO DE CANDIDATOS

É uma proposta de discernimento vocacional aprofundada que favorece aos candidatos uma experiência inicial de vida comuni­tária, apostólica, espiritual, de trabalho e de estudos, que os leva a veri­ficar, à luz do Espírito, sua aptidão à Companhia de Jesus. São oferecidas Convivências que proporcionam um discernimento a partir dos Exercícios Espirituais e da oportunidade de conhecer o Noviciado. Além disso, através da convivência comunitária em residências jesuíticas espalhadas pelo país, os jovens podem conhecer melhor a rotina e o trabalho dos jesuítas, o que os ajuda a crescer na identidade, consciência e liberdade para responder ao chamado à vida religiosa na Companhia de Jesus.

Etapas da formação dos jesuítas 

Uma das características da Companhia de Jesus é a sólida formação de seu corpo apostólico. Nesse tempo, dividido em várias etapas, os jesuítas são preparados para a missão. 

NOVICIADO – No noviciado, o jovem é convidado e ajudado a viver uma experiência transformadora de Deus. Durante dois anos, o noviço dedica-se à oração pessoal, às leituras e aos estudos sobre Santo Inácio de Loyola e a história da Companhia de Jesus. Nessa etapa, ele tem experiências marcantes como os Exercícios Espirituais de trinta dias, o trabalho voluntário em hospitais, a peregrinação, entre outras.  Com essas experiências, o jovem noviço vai construindo sua decisão sobre sólidos e profundos alicerces. Ao final desta etapa, o jovem professa os primeiros votos de castidade, pobreza e obediência. O noviciado da Companhia de Jesus no Brasil fica localizado em Feira de Santana (BA).

JUNIORADO – Após fazer os primeiros votos, o júnior tem a oportunidade de integrar os valores espirituais que recebeu no noviciado com outras dimensões importantes da vida do jesuíta: a vida comunitária, o apostolado e o estudo em diversas áreas das humanidades (literatura, comunicação, línguas estrangeiras, etc.). Vivendo em uma comunidade localizada na periferia de Belo Horizonte (MG), espera-se, com essa etapa, que o jovem jesuíta desperte para a complexidade do mundo atual, contemple novos horizontes e cresça no desejo de um serviço mais universal, percebendo a presença de Cristo em todos esses ambientes. O juniorado tem a duração de um ano, podendo se estender por mais tempo, seja para os candidatos ao sacerdócio (escolásticos), seja para os irmãos.  

Jesuíta Irmão  

ITINERÁRIO DE FORMAÇÃO – Para os candidatos que escolhem seguir a vocação de jesuíta irmão, foi construído um caminho formativo específico, baseado nos documentos oficiais da Companhia Universal e na contribuição colhida entre os próprios irmãos em formação, a partir da diversidade de experiências que foram realizadas ao longo dos últimos anos no Brasil. Embora seja fundamental ter clareza do itinerário comum que formadores e formandos deverão seguir, há de se manter a flexibilidade para adaptá-lo às diferentes realidades pessoais, acadêmicas e em vista das missões futuras que poderão ser assumidas por cada irmão, valorizando assim a formação personalizada. De acordo com o Plano de Formação em vigor, as etapas após o juniorado são os estudos teológicos; estudos profissionais; graduação/técnicos; magistério; estudos especiais (pós-graduação); e terceira provação, em preparação aos Últimos Votos.

Jesuíta Sacerdote 

FILOSOFIA – Para os candidatos que escolhem seguir a vocação de jesuíta sacerdote, os estudos filosóficos acontecem em Belo Horizonte (MG), na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e, em geral, duram três anos. É um tempo de reflexão séria, de contato com as grandes correntes do pensamento da humanidade, de posicionamento crítico diante das correntes ideológicas e de aprender a refletir com lógica e precisão, abrindo-se a outras formas de pensar, criando bases para um posicionamento maduro e crítico da realidade. Alguns poderão cumprir essa etapa também em outros filosofados jesuítas da América Latina. 

MAGISTÉRIO – É um período de inserção em uma obra apostólica. Feita após os estudos de Filosofia, essa etapa tem por objetivo contribuir para que o jovem alcance a maturidade religiosa e apostólica, integrando-se mais ao corpo apostólico da Companhia de Jesus, conhecendo-se mais e testemunhando sua fé. Nesse tempo, ele é convidado a exercitar-se no dom de si e na disponibilidade inaciana, assumindo as responsabilidades de um apostolado duradouro. O magistério normalmente dura dois anos e pode ser feito em qualquer lugar do Brasil ou do exterior, onde a Companhia esteja presente. 

TEOLOGIA – Os estudos teológicos preparam o jesuíta para a ordenação presbiteral. Nessa etapa, a Teologia pretende integrar as diversas dimensões ou aspectos formativos que configuram o jesuíta, como vida no Espírito, amadurecimento humano e vida comunitária, estudos e apostolado e a integração no corpo apostólico da Companhia de Jesus. Depois dos três anos de estudos de Teologia, o jesuíta é ordenado diácono e, após seis meses de ministério, é ordenado presbítero. A Companhia conta com três grandes centros de formação teológica na América Latina, incluindo a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) no Brasil, além de outros na Europa e nos EUA. 

TERCEIRA PROVAÇÃO – Após alguns anos exercendo o apostolado como padre ou irmão e antes de ser acolhido definitivamente no corpo apostólico da Companhia de Jesus, o jesuíta deve realizar a última etapa, conhecida como a Terceira Provação. Nesse momento, é convidado novamente a mergulhar na profundidade da experiência dos Exercícios Espirituais de trinta dias e no estudo da espiritualidade e do carisma da Ordem religiosa. 

FORMAÇÃO PERMANENTE – Em nosso tempo, em que a sociedade está submetida a mudanças rápidas e a evoluções constantes, com o surgimento de novos valores, um apostolado adequado exige do jesuíta um processo de formação permanente que o capacite a dialogar e a construir respostas mais adequadas para cada situação. Os meios de atualização teológico e pastoral são escolhidos em discernimento com os superiores, tendo em vista a missão que lhe for confiada. 

Seja um jesuíta! 

Preferencialmente whatsapp
Este campo é destinado para dúvidas e/ou informações sobre você que julgue relevante de acrescentar a este formulário

Conheça mais sobre a Companhia de Jesus: 

 

Centro Magis Amazônia

Avenida Governador José Malcher, 1169
Nazaré, Belém/PA
66055-260

Centro Magis Anchietanum

Rua Apinajés, 2033
Sumarezinho, São Paulo/SP
01258-001

Centro Magis Burnier

Rua Pará, Quadra 13, 3
Setor Tradicional, Planaltina/DF
73330-064

Centro Magis Inaciano da Juventude

Rua Nogueira Acioli, 863
Centro / Aldeota, Fortaleza/CE
60110-515

Espaço Magis BH

Avenida Doutor Cristiano Guimarães, 2127, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)
Planalto, Belo Horizonte/MG
31720-300

Espaço Magis Capixaba

Praça da Matriz, s/nº , Anexo ao Cespa
Centro, Anchieta/ES
29230-000

Espaço Magis Curitiba

Av. Governador José Richa, 10.546, Prédio Administrativo, Sala da CVX
Prado Velho, Curitiba/PR
81690-100

Espaço Magis Manaus

Av. Leonardo Malcher, 339
Aparecida, Manaus/AM

Espaço Magis Manresa

Rua Loyola, 139
Brasmadeira, Cascavel/PR

Espaço MAGIS Padre Fayos

Comunidade de Bom Sucesso, s/n, Situado ao lado da Capela de São José de Anchieta
Zona Rural, Russas/CE
62900-000

Espaço Magis Padre Popó

Avenida Bahia, 185, Paróquia de Todos os Santos
Bairro Queimadinha, Feira de Santana /BA

Espaço Magis Paraíba

Avenida Caramuru, 666
Mandacaru, João Pessoa/PB
58027-430

Espaço MAGIS Pernambuco

Av. Hildebrando de Vasconcelos, 540
Dois Unidos, Recife/PE

Espaço Magis Rio de Janeiro

Rua Vicente de Sousa, 31
Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
22251-070

Espaço Magis Santarém

Av. Mendonça Furtado, 3140, apto 203
Aparecida, Santarém/PA

Espaço Magis Teresina

Rua David Caldas (Zona Norte), 486
Centro, Teresina/PI
64000-190

Espaço MAGIS Trindade

Rua Geraldo Coelho de Freitas, 166
Palmital, Santa Luzia/MG
33145-470

Espaço Magis Vale dos Sinos

Rua Brasil, 685, (Antiga Sede da UNISINOS)
Centro, São Leopoldo/RS
93010-030

Centros

Centro Magis Amazônia

Avenida Governador José Malcher, 1169
Nazaré, Belém/PA
66055-260

Centro Magis Burnier

Rua Pará, Quadra 13, 3
Setor Tradicional, Planaltina/DF
73330-064

Centro Magis Inaciano da Juventude

Rua Nogueira Acioli, 863
Centro / Aldeota, Fortaleza/CE
60110-515

Centro Magis Anchietanum

Rua Apinajés, 2033
Sumarezinho, São Paulo/SP
01258-001

Espaços

Espaço MAGIS Trindade

Rua Geraldo Coelho de Freitas, 166
Palmital, Santa Luzia/MG
33145-470

Espaço MAGIS Padre Fayos

Comunidade de Bom Sucesso, s/n, Situado ao lado da Capela de São José de Anchieta
Zona Rural, Russas/CE
62900-000

Espaço MAGIS Pernambuco

Av. Hildebrando de Vasconcelos, 540
Dois Unidos, Recife/PE

Espaço Magis Vale dos Sinos

Rua Brasil, 685, (Antiga Sede da UNISINOS)
Centro, São Leopoldo/RS
93010-030

Espaço Magis Curitiba

Av. Governador José Richa, 10.546, Prédio Administrativo, Sala da CVX
Prado Velho, Curitiba/PR
81690-100

Espaço Magis Santarém

Av. Mendonça Furtado, 3140, apto 203
Aparecida, Santarém/PA

Espaço Magis BH

Avenida Doutor Cristiano Guimarães, 2127, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)
Planalto, Belo Horizonte/MG
31720-300

Espaço Magis Paraíba

Avenida Caramuru, 666
Mandacaru, João Pessoa/PB
58027-430

Espaço Magis Padre Popó

Avenida Bahia, 185, Paróquia de Todos os Santos
Bairro Queimadinha, Feira de Santana /BA

Espaço Magis Manresa

Rua Loyola, 139
Brasmadeira, Cascavel/PR

Espaço Magis Capixaba

Praça da Matriz, s/nº , Anexo ao Cespa
Centro, Anchieta/ES
29230-000

Espaço Magis Rio de Janeiro

Rua Vicente de Sousa, 31
Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
22251-070

Espaço Magis Teresina

Rua David Caldas (Zona Norte), 486
Centro, Teresina/PI
64000-190

Espaço Magis Manaus

Av. Leonardo Malcher, 339
Aparecida, Manaus/AM
Compartilhar
Twittar
+1