De 28 de abril a 1º de maio, em Belo Horizonte (MG), foi realizada a primeira edição do Encontro MAGIS Sudeste, que reuniu mais de cem participantes, entre jovens e jesuítas, no Colégio Loyola. Com o tema ‘’Ser mais Consciente’’, o encontro destinou-se a integrantes da Rede Inaciana de Juventude da região sudeste do país. Paróquias, Colégios e obras da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo estiveram representados.

Atividades formativas, missionárias e de espiritualidade fizeram parte da programação do Encontro, que também proporcionou aos participantes momentos de celebração, confraternização e articulação tendo em vista a atuação do Programa MAGIS Brasil na região sudeste do país. Com o tema da conscientização humana como fio condutor, reflexões, projetos e sonhos foram semeados e partilhados durante os quatro dias de evento na capital mineira.

Padre Jonas Caprini, SJ, coordenador do Programa MAGIS e secretário para Juventude e Vocações da Companhia de Jesus no Brasil, destacou o sentimento coletivo de motivação e integração entre os participantes do evento. ‘’Um dos objetivos do nosso Encontro era o de nos conectarmos enquanto Rede Inaciana de Juventude na região sudeste do país. Sinto que esse objetivo foi atingido e que os frutos dessa integração serão colhidos’’, partilha Jonas.

Para o mineiro Davi Caixeta, SJ, jesuíta que colaborou na organização do evento, o Encontro também provocou nos participantes reflexões sobre a própria missão da Companhia de Jesus e da Igreja junto às juventudes. ‘’Seguindo a pedagogia do Programa MAGIS, oferecemos espaços de vivência, de reflexão, de diálogo e de celebração. Tudo isso com o propósito de nos prepararmos para melhor servir à vontade de Deus’’, destacou Caixeta. Assista, abaixo, um breve depoimento de Davi.

Jovens de diferentes faixas-etárias e localidades participaram do evento, garantindo um intercâmbio de saberes, culturas e partilhas. A jovem paulista Elizabete Sales (20) comentou sobre a diversidade de realidades sociais e políticas que cada estado apresenta, mas destacou o fato de que alguns desafios, críticas e problemas sociais se encontram. ‘’A partir da percepção dessas semelhanças em nossas conjunturas acabamos acolhendo o outro como nosso irmão, independente das distâncias geográficas’’, comentou Elizabete. Assista:

‘’Trocar informações com gente de outros estados é muito enriquecedor’’, partilhou a jovem Dayane Silva (22), de Belo Horizonte. ‘’Agora fica o desejo de retornar a minha comunidade e plantar as sementes deste Encontro MAGIS Sudeste’’, finalizou. Confira:

Espaço MAGIS Trindade: a serviço das juventudes em Santa Luzia (MG)

Como parte do itinerário do Encontro, no dia 29 de abril os participantes deram as boas-vindas ao mais novo integrante da Rede Inaciana de Juventude: o Espaço MAGIS Trindade, que foi inaugurado oficialmente durante celebração realizada na Paróquia Santíssima Trindade, em Santa Luzia (MG), no encerramento de um dia intenso de atividades formativas e visitas missionárias nas casas das famílias das comunidades da Paróquia.

”Começamos a nos articular com as juventudes da Paróquia e percebemos nos jovens esse desejo de vivenciarem experiências, de participarem de atividades formativas e encontros. A partir do contato com o Programa MAGIS, por meio do Pe. Jonas Caprini, fomos convidados e animados a concretizar o sonho de inaugurar um Espaço MAGIS aqui em Santa Luzia”, partilho Irmão Francisco Júnior, SJ, responsável por acompanhar as ações do MAGIS Trindade.

Confira, abaixo, um vídeo que conta um pouco da história deste dia de missão, acolhida e fraternidade durante o Encontro MAGIS Sudeste:

O Programa MAGIS Brasil agradece a todos os jovens participantes, jesuítas e colaboradores que fizeram o nosso Encontro MAGIS acontecer. Nossos agradecimentos se estendem ao Colégio Loyola e seus colaboradores, a Paróquia Santíssima Trindade, de Santa Luzia (MG), a Fundação Fé e Alegria do Brasil, e aos Espaços MAGIS Belo Horizonte e Trindade pela parceria na missão.

Compartilhar.
Deixe uma resposta